Geral

Oscar Piastri correrá pela Alpine em 2023

crédito: Alpine F1 Team

O jovem australiano Osca Piastri, 21, é quem tomará o assento de Fernando Alonso na Alpine. O piloto é o atual campeão da Fórmula 2, última categoria de acesso antes da Fórmula 1, e pertence ao programa de jovens pilotos da Alpine.

O anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel, tetracampeão do mundial de pilotos pela Red Bull, também com passagens pela Sauber, Toro Rosso, Ferrari e Aston Martin, além de ser um dos corredores mais bem-sucedidos da história, promoveu uma verdadeira dança das cadeiras no grid. De saída da Aston Martin em 2022, seu lugar gerou especulações de vários pilotos jovens, dentre eles os brasileiros Pietro Fittipaldi e Felipe Drugovich, e Mick Schumacher, atualmente na Haas.

Porém foi o veterano Alonso quem a preencheu, e abriu assim uma vaga na Alpine, equipe da primeira metade do pelotão, quiçá a quarta força do grid, depois de Red Bull, Ferrari e Mercedes. Piastri preenchê-la era apenas questão de tempo. O australiano é piloto de testes da Alpine e auxuliou no desenvolvimento do carro de 2021, cuja única vitória veio no GP da Hungria, com Esteban Ocon, francês prodígio e de pilotagem arrojada que será seu companheiro de equipe no ano que vem.

Oscar Piastri acumula três títulos seguidos pelas categorias por que passou. Embalado na safra de grandes talentos liderada por Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Lando Norris e George Russell, o jovem australiano venceu a F-Renault em 2019. Em 2020 e 2021, assinou com a Prema, equipe italiana, pela qual conquistou a Fórmula 3 e também a Fórmula 2. Neste último caso, não poderia competir novamente na categoria, por já ter conquistado o caneco.

Sem assentos disponíveis para este ano na fórmula 1, permaneceu como piloto de testes da Alpine e também emprestado à McLaren para a mesma função. Garantiu hoje, 2 de agosto, a vaga para 2023 na elite do automobilismo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo