Cruzeiro

Palestra Italia venceu o Atlético-MG no clássico de estreia do primeiro estádio do clube alvinegro

Palestra Italia venceu o Atlético-MG no clássico de estreia do primeiro estádio do clube alvinegro
Primeiro estádio próprio da história do Atlético-MG - Foto: Museu do Mineirão/Acervo do Museu Histórico Abílio Barreto

O clássico Cruzeiro x Atlético-MG completa 100 anos amanhã (17). A primeira partida da história entre as equipes, vencida por 3 a 0 pelo então Palestra Italia, foi realizada no dia 17 de abril de 1921, sendo somente o segundo jogo da história da equipe formada por operários italianos. Recentemente contamos a história desse jogo em matéria especial, para acessá-la basta clicar aqui. E em comemoração a essa data tão especial, separamos outro capítulo importante do Superclássico Mineiro.

O Atlético vive, atualmente, processo de construção de seu estádio, que tem previsão para ser entregue em 2022. Mas muito se engana quem pensa que este será o primeiro da história do clube. Em 30 de maio de 1929, o Clube Atlético Mineiro inaugurou seu primeiro estádio próprio da história, chamado Estádio Presidente Antônio Carlos, que tinha também os apelidos de Estádio de Lourdes e Estadinho da Colina. Ele era localizado onde hoje se encontra o shopping Diamond Mall, cujo o clube detém percentual.

Apesar da felicidade de inaugurar um estádio, além da primeira partida da história do Presidente Antônio Carlos ter sido uma vitória de 4 a 2 sobre o Corinthians, a lembrança do clássico de inauguração do campo não é muito agradável para os atleticanos.

O jogo

A partida foi disputada no dia 6 de junho de 1929, válida pelo Campeonato da Cidade. O jogo, marcado para o meio-dia, prometia e as arquibancadas estavam lotadas, segundo o Jornal Minas Gerais. Estima-se que entre 15 e 20 mil pessoas acompanhassem a partida naquele dia, entre atleticanos e palestrinos.

Após o apito inicial, as coisas pareceram que iriam dar certo para o Atético, que vinha engasgado da perda do campeonato de 1928. Logo aos 25 minutos da primeira etapa, Jairo abriu o placar para o time alvinegro. Apesar de pressionar o rival na busca pelo empate, o Palestra Italia tinha dificuldades para balançar as redes.

Só que aos 40 da primeira etapa a história mudou. O árbitro da partida assinalou um pênalti para o Cruzeiro, o qual o artilheiro Ninão bateu e guardou, empatando o jogo e levando esse resultado para o intervalo.

Veja também: Primeiro Cruzeiro x Atlético-MG da história terminou em goleada do Palestra Italia, relembre

Palestra Italia venceu o Atlético-MG no clássico de estreia do primeiro estádio do clube alvinegro
Foto: Reprodução/Twitter

O Atlético nem teve tempo para se recuperar do baque, logo na volta para o segundo tempo, o craque Bengala marcou aquele que seria o gol da virada palestrina. E aos 37 minutos da segunda etapa, o golpe de misericórdia. Mais uma vez Bengala balança as redes e fecha o placar em 3 a 1 para o Palestra Italia, marcando para sempre a história do clássico e daquele estádio.

Na ocasião, o Atlético entrou em campo com: Oswaldo, Binga, Chiquinho, Cordeiro, Brant, Ivo, Dalmy, Jairo, Said, Mário de Castro e Cunha.

O Palestra Italia, por sua vez, jogou com: Geraldo, Nereu, Rizzo, Bento, Pires I, Nininho, Piorra, Ninão, Zezinho, Bengala e Armandinho.

As fontes de pesquisa para produção da matéria foram o Almanaque do Cruzeiro, escrito por Henrique Ribeiro, o livro De Palestra a Cruzeiro – Uma Trajetória de Glórias, de Plínio Barreto e Luiz Otávio Trópia Barreto, além do podcast Memórias de um Gigante, do Colletivo 45.

Clássico dos 100 anos

No último domingo (11), o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de Airton, aquele que ficou conhecido como “O Clássico dos 100 anos”, por ser o mais próximo da data de aniversário do maior derby do estado de Minas Gerais e de um dos maiores do Brasil e do mundo.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo