Palmeiras

Palmeiras comemora 70 anos de sua 1ª vitória no Maracanã

Palmeiras time
O time do Palmeiras campeão do Torneio Rio São Paulo de 1951 Foto: Arquivo/Palmeiras

O Palmeiras comemorou em sua redes sociais, nesta quinta-feira (1º), o aniversário de 70 anos da primeira vez em que venceu no palco sagrado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. E foi uma vitória foi em grande estilo: 4 a 1 sobre o Vaco da Gama.

No dia 1º de abril de 1951, Vasco e Palmeiras entraram em campo para se enfrentar pelo Torneio Rio São Paulo. A duas equipes viviam grandes momentos. O time cruz-maltino era o atual bicampeão carioca e o alviverde, o atual campeão paulista. A competição era disputada em formato de pontos corridos, com oito clubes jogando contra si, em turno único.

Naquele dia, o duelo foi apitado pelo ábritro Carlos de Oliveira Monteiro, mais conhecido como “tijolo”, por conta da potência do seu chute na época em que era jogador. O Palmeiras entrou em campo com Lourenço; Salvador, Palenta, Waldemar Fiúme, Luis Villa; Dema, Lima, Aquiles; Rodrigues, Jair Rosa Pinto e Liminha. No banco de reservas, o time era comandado pelo uruguaio Ventura Cambon, que, durante a partida, substituiu Luis Villa por Manoelito. Liminha e Aquiles marcaram duas vezes cada, e decretaram o primeiro triunfo palestrino no estádio.

+Por lesão, Gabriel Menino perderá decisões da Recopa e Supercopa

+Dois jovens da base, que já estrearam na equipe profissional do Palmeiras, jogam juntos desde o 10 anos de idade

No final do torneio, Palmeiras e Corinthians terminaram com o mesmo número de pontos, e o regulamento previa a realização de jogos extras entre os dois. E o Verdão venceu ambos, sagrando-se campeão do torneio. Naquele mesmo ano, o Palmeiras ainda conquistaria, em julho, a Copa Rio, também no Maracanã. A competição é considerada pelo clube como um título mundial daquela época, quando a Libertadores ainda não existia.

Vale lembrar que o clube já foi também campeão nacional e continental no estádio. Ganhou a Taça Brasil de 1967, vencendo o Náutico e, recentemente, foi campeão da Libertadores da América, batendo o rival Santos.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo