Palmeiras

Luxemburgo é o treinador do Palmeiras que mais usa a base no século; Veja o perfil dos jovens

Foto: Divulgação/Palmeiras/Cesar Greco

Quando retornou ao comando do Palmeiras, em janeiro de 2020, Vanderlei Luxemburgo prometeu que traria inovações ao time alviverde, dentre elas o uso dos jovens jogadores da Academia de Futebol. E Luxa prometeu com o que cumpriu. Desde o início da temporada sete “Crias da Academia”, como são chamados os garotos de base do Palmeiras, já entraram em campo com o time profissional. Esse número também fez de Luxemburgo o técnico que mais utilizou jogadores da base no século XXI, superando Jair Picerni (2003), Caio Jr (2007) e Gilson Kleina (2013).

Os jogadores que receberam oportunidades de Luxemburgo em 2020 foram: Iván Angulo, Gabriel Silva, Wesley, Alan, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo. Confira como foi cada um deles abaixo:

ALAN

O meio campista de 20 anos vestia a camisa 10 na base do clube. Alanzinho, como é conhecido, chegou a ser convocado para as seleções de base, sendo o Camisa 10 da Copa do Mundo sub-17, em 2017. No profissional, jogou apenas durante a Florida Cup e não recebeu oportunidades no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro. No final de agosto, foi emprestado ao Guarani.

DANILO

O também meio campista de 19 anos fez sua estreia na vitória do Palmeiras sobre o Red Bull Bragantino. Jogou pouco mais do que 10 minutos, mas foi elogiado por Luxemburgo em entrevista coletiva após o jogo. Na base, Danilo se destacava pelo bom toque na bola, com muita qualidade no passe e finalizações de média distância.

GABRIEL MENINO

Titular incontestável no Palmeiras desde o retorno do futebol pós paralização, Gabriel Menino é o jogador mais versátil da lista dos jovens que subiram ao profissional esse ano. Com Luxa, já atuou como segundo volante, armador, ponta direita e lateral direito, inclusive trocando de posições durante o andamento dos jogos.

GABRIEL SILVA

O mais jovem da lista, Gabriel Silva possui a impressionante marca de 40 gols em 46 jogos em 2019, ano em que atuou pelo Sub-17 e pelo Sub-20. Além disso, o atacante marcou gol em todas as finais que disputou na temporada. Pelo profissional, fez sua estreia na vitória contra o Santos, no dia 23 de agosto. Gabriel jogou cerca de 20 minutos na partida, e até então não recebeu outra chance.

IVÁN ANGULO

Único estrangeiro da lista, o colombiano de 19 anos já foi convocado para defender a seleção principal da Colômbia, e acumula convocações para as seleções de base do país. Começou a temporada 2020 emprestado para o Cruzeiro, foi chamado de volta por Luxemburgo, e após apenas uma participação de cerca de 10 minutos no jogo de ida da final do Campeonato Paulista, deve retornar à Toca da Raposa após pouco mais do que 40 dias no verdão.

 PATRICK DE PAULA

Ao lado de Gabriel Menino, é o único titular incontestável do Palmeiras na lista. PK, como foi apelidado, esbanja maturidade e personalidade. Com 20 anos de idade, Patrick foi o responsável por bater o último pênalti da final do Campeonato Paulista 2020, garantindo o título para o Palmeiras contra o maior rival. Patrick possui qualidade ofensiva e defensiva para atuar em todas as funções do meio campo. Com Luxemburgo, o jogador atua como primeiro volante.

WESLEY

O ponta Wesley já participou de 7 jogos em 2020, sendo três no Paulistão e 4 no Brasileiro. Aos poucos, tem ganhado a confiança de Luxemburgo e vem buscando seu espaço entre os titulares do elenco. No ataque, Wesley possui características que o Palmeiras preza, como velocidade, bom drible e domínio de bola. Em 2019, defendeu o Vitória-BA pela Série B do Brasileiro, e foi o segundo melhor driblador do campeonato.

EXTRA: GABRIEL VERON

Apesar de não ter feito sua estreia no profissional sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, Gabriel Veron, que completou 18 anos no dia 03/09, também é uma Cria da Academia de destaque. O jogador foi decisivo na vitória contra o Red Bull Bragantino, no dia 6 de setembro, anotando um gol e uma assistência. Melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17 de 2019, Gabriel Veron é uma das maiores promessas do Alviverde para o futuro.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo