Palmeiras

Palmeiras e Santos fogem de eliminação inédita no Campeonato Paulista

(FOTO:DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS/CESAR GRECO)

Por: Isabela Savarezi e Nalu Dias

Com a corda no pescoço, Palmeiras e Santos estão cada vez mais próximos de uma inédita eliminação na fase de grupos do Campeonato Paulista. Clube alviverde soma 15 pontos e está a apenas três atrás do Novorizontino, segundo colocado do grupo. Já o Peixe, soma 10 pontos, quatro de diferença do Guarani que ocupa a segunda posição. Os dois clubes se enfrentam nesta quinta-feira (06), às 20h em partida que valerá a sobrevivência de um dos dois no Paulistão, ou a ruina de ambos.

O fato curioso é que, desde que o Campeonato Paulista segue o formato da disputa por grupos e não em pontos corridos, nenhum dos dois clubes já sofreu com a eliminação nessa primeira fase, caso não consigam se classificar, será a primeira vez. Além da possível não classificação, o clube da baixada ainda corre o risco de ser rebaixado na competição.

PALMEIRAS

O Palmeiras já provou que seu foco está na Libertadores, onde o clube exibe uma ótima campanha com três vitórias em três jogos. O Campeonato Paulista se tornou quase uma zona de testes para a comissão técnica de Abel Ferreira que vem abusando do sub-20 na competição. Com essa aposta o time chegou a marca de quatro vitórias, três empates e três derrotas.

Para garantir a classificação, o Verdão precisa de ao menos uma vitória e um empate e depender de dois empates do Novorizontino que tem sequência contra Botafogo-SP e Corinthians nas duas últimas rodadas do Paulistão.

Caso o clube sofra com a eliminação, essa será a primeira vez nesses moldes do campeonato. Já em uma visão geral do Paulista, a última vez em que o Palmeiras não participou da fase de mata-mata foi em 2010 em um time que contava com Kléber, Cleiton Xavier e Marcos Assunção.

SANTOS

Embora o estado de êxtase após a goleada por 5 a 0 sobre o The Strongest na Libertadores ainda esteja vivo na baixada santista, o Peixe não enfrenta boa fase no Paulistão. Time conquistou apenas 10 dos 30 pontos disputados e figurou entre as piores campanhas da competição, com míseras duas vitórias em 10 jogos.

Atualmente fora da zona de classificação, o Santos apresenta uma campanha extremamente fraca em relação aos padrões esperados para “os quatro grandes”, correndo o risco de não chegar às quartas do Campeonato Paulista, situação inédita no formato de grupos.

Com apenas duas rodadas até o fim da fase de grupos, cabe ao Peixe conquistar 4 dos 6 pontos que irá disputar, além de ter que ultrapassar o saldo de gols do Guarani e torcer para que a equipe de Campinas perca seus próximos jogos. Apenas a somatória perfeita pode garantir ao alvinegro a fuga da eliminação inédita.

Para saber tudo sobre o Campeonato Paulista , siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo