Campeonato Paulista

Palmeiras encerra fase de grupos do Paulistão acumulando recordes; confira

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras encerrou, neste domingo (20), a fase de grupos do Campeonato Paulista com a primeira colocação de todo o torneio e alguns recordes obtidos. A liderança do grupo C, o mais disputado, foi algo “pequeno” perto do que o clube conseguiu.

Foram 30 pontos, com nove vitórias, três empates e nenhuma derrota. O regulamento do campeonato pode até fazer com o que o time seja eliminado invicto. Esta pontuação é a maior obtida por um time neste regulamento, que começou a ser implementado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em 2014.

Além disso, com apenas três gols sofridos nos doze jogos, o time de Abel Ferreira tem a melhor defesa da história do estadual, que é a liga de futebol mais antiga do Brasil, sendo disputada ininterruptamente desde 1902. O Paulistano de 1905 sofreu três gols em dez jogos, o equivalente a uma média de 0,3 gols por jogo. Já o Verdão atual possui média de 0,25. Este número poderá aumentar até o fim da participação alviverde no certame, mas, por enquanto, o time tem a melhor defesa da história.

Nas últimas semanas, o Palmeiras teve de jogar uma sequência de três clássicos seguidos diante dos seus três principais rivais. Resultado: ganhou todas, sendo dois em casa e uma fora, algo que não ocorria há 89 anos.

Na ocasião, em 1933, o Palestra Itália ganhou do Corinthians por 5 a 1, do São Paulo da Floresta por 3 a 2 e do Santos por 3 a 1. Além disso, desde que o formato de chaves foi implementado no Paulista, em 2014, o Palmeiras não havia derrotado Corinthians, Santos e São Paulo na primeira fase de uma mesma edição.

+Após derby, Anderson Barros segura camisa de quarto árbitro e diz: “Aqui eu que resolvo as coisas”

No triunfo de 1 a 0 sobre o Tricolor Paulista, no último dia 10, foi quebrado um tabu que durava desde 1997. Desde aquele ano, o clube não conseguia derrotar o rival da Barra Funda jogando no Estádio do Morumbi. O atacante Rony foi o responsável pelo gol da vitória, logo aos 10 minutos, chegando já a dois gols anotados no palco são-paulino.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Agora, com os desfalques dos convocados Weverton, Gustavo Gómez e Kuscevic, o Palmeiras luta por uma vaga nas semifinais diante do Ituano. A partida ocorre nesta quarta-feira, às 21h35, no Allianz Parque, com o empate levando a decisão para os pênaltis. Caso avance, poderá jogar a semifinal em casa novamente, assim como o jogo de volta de uma eventual final, devido a alta vantagem sobre os rivais na liderança geral do Paulistão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo