Futebol

Palmeiras encosta no São Paulo em ranking de torcidas no Brasil, diz pesquisa

Palmeiras torcida
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Pesquisa do Ipec encomendada pelo jornal O Globo e divulgada nesta terça-feira (19), procura mostrar o tamanho das torcidas de futebol no Brasil, sendo entrevistadas pessoas acima de 16 anos. Nela, o Palmeiras mantém o quarto lugar de pesquisas recentes realizadas por outros institutos, mas, nesta, aparece com percentual bem próximo ao do São Paulo.

Foram coletadas respostas em formato espontâneo, ou seja, sem a apresentação de uma lista de opções, com a pergunta sobre para qual time brasileiro o indivíduo “torce mais ou tem simpatia maior”, com possibilidade de citar uma segunda opção (com isso, a soma dos percentuais pode ultrapassar os 100%).

Com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, o Verdão aparece em quarto, com 7,4% das menções. São apenas 0,8 pontos percentuais de distância para o terceiro colocado, o São Paulo (8,2%). Com a margem de erro calculada de maneira individualizada para cada clube, o Palmeiras pode ter entre 6,3% e 8,5%, e o seu rival entre 7% e 9,4%.

Em junho, uma pesquisa feita pela Sport Track, com parceira da XP Investimentos, mostrou uma diferença de 1,7 pontos percentuais entre os dois clubes. O Tricolor Paulista teve um índice de 11,5%, contra 9,8% do atual bicampeão da América do Sul. Agora, concluindo, a diferença diminuiu.

O Flamengo aparece com a maior torcida do futebol brasileiro, com 21,8%, e o Corinthians vem logo na sequência, com 15,5%. Somados aos rivais do Choque-Rei, estes quatro primeiros colocados possuem mais da metade dos torcedores do levantamento – 52,9%. O próximo da lista é o Vasco, com 4,7% das menções dos entrevistados.

+Palmeiras alcança a marca de 100 gols marcados em 2022 

Porém, mais de um quarto (26,9%) disseram não torcer por time nenhum, ou não sabem/não responderam, número superior ao do Rubro-Negro carioca. O jornal prometeu divulgar, nos próximos dias, maiores detalhes como as distribuições por faixa etária, região, gênero, cor da pele, religião, entre outros temas.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

O Ipec é um instituto formado por executivos que fizeram parte do Ibope. A pesquisa realizou 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o país, entre os dias 1º e 5 de julho, com pessoas de idade superior a 16 anos. O índice de confiança é de 95%, e a margem de erro total é de 2 pontos para mais ou para menos, mas para este estudo foi calculada especificamente a margem de erro do percentual obtido por cada clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo