Palmeiras

Palmeiras está a 10 gols de chegar a marca de 12 mil na história

Raphael Veiga Palmeiras
Raphael Veiga já tem 27 gols com camisa do Palmeiras Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Após a dolorosa derrota nos pênaltis para o Flamengo, na Supercopa do Brasil, o Palmeiras, pelo menos, tem uma marca a comemorar. Com os dois marcados pelo meia Raphael Veiga na partida, o clube está a apenas 10 gols de chegar ao grandioso número de 12 mil marcados em seus 106 anos de história.

De acordo com o clube, o primeiro desses milhares veio pelos pés de Bianco Spartaco Gambini, no jogo em que o Verdão venceu o Savoia por 2 a 0, no dia 24 de janeiro de 1915. A partida deu ao então Palestra Itália a Taça Savoia, a primeira conquistada. De lá para cá, foram 6202 partidas jogadas e 11990 gols. O Santos é a sua vítima preferida, já sendo castigado 569 vezes.

Nos últimos anos, além de ter conquistado todos os principais títulos disponíveis na América do Sul, a produção de gols do time vem aumentando. Nas próximas semanas, ainda mais com a maratona de jogos que enfrentará, algum jogador do atual elenco terá a honra de marcar o de número 12 mil do clube. Será algum atacante, zagueiro, meio-campista? São dúvidas que certamente pairam na cabeça do torcedor neste momento. Além disso, na próxima quarta-feira (14), basta um empate contra o Defensa y Justicia (ARG) para estes atletas colocarem mais um troféu na galeria.

Dos 11.190 tentos anotados até agora, ninguém fez tantos quanto Heitor, o maior ídolo do período Palestra Itália. Balançou as redes adversárias 315 vezes, e foi também um importante jogador de basquete do clube à época, sendo campeão paulista em 1928 (ele chegou a jogar futebol e no intervalo entre as partidas também praticava essa outra modalidade). Também é o primeiro a fazer os locutores narrarem um gol da seleção brasileira marcado por um palmeirense. E não para por aí: é dele também o recorde de mais feitos em uma única partida, tendo marcado seis gols em duas oportunidades diferentes.

Heitor jogou no Palestra Itália de 1916 a 1931, tendo disputado 358 partidas

Um desses jogos em que marcou seis foram justamente na maior goleada alviverde em jogos oficiais: um 11 a 0 contra o Sport Club Internacional (já extinto), pelo Paulista de 1920. 76 anos depois, o arrasador ataque de 1996 anotou 220 tentos em 81 jogos, sendo mais de 100 deles só no campeonato estadual. Até hoje, mesmo que na temporada passada o time tenha feito 77 jogos oficiais, nunca, em uma temporada, foram tantos gritos de gol entoados pela torcida como ali. Dois anos antes, em 94, Evair fez 53 e é o recordista neste quesito.

O mais velho a marcar está muito fresco na memória, afinal, em 24 de maio de 2017, o lateral-esquerdo Zé Roberto balançou as redes já com 42 anos, 10 meses e 18 dias, pela Libertadores da América. O mais novo é Juliano, que em 1998 fez com 16 anos, 11 meses e 3 dias, pela Copa Mercosul.

Agora, resta a dúvida de quanto tempo levará o Verdão para fazer esses dez gols restantes, e qual jogador terá a oportunidade de marcar o seu nome definitivamente na história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Importante lembrar que, para isso, o gol não pode ser contra.

Leia também:

+Vai voltar? Dudu não é relacionado para campeonato no Qatar

+CONMEBOL define tabela do Palmeiras na Libertadores

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo