Palmeiras

Palmeiras não se encontra em campo, perde para o Tigres e adia sonho do Mundial

Photo by KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images

Apesar de se considerar campeão Mundial pela conquista da Copa Rio em 1951, o Palmeiras tem a obsessão de por fim ao debate e levantar o título do Campeonato Mundial de Clubes. Porém, o sonho será adiado por mais uma temporada. Com atuação muito ruim, o Alviverde se viu dominado pelo Tigres e acabou sendo derrotado pelos mexicanos por 1 a 0 neste domingo, em Doha, no Catar.

E a derrota por 1 a 0 deve-se a boa atuação de Weverton. O goleiro apareceu muito bem em todos os lances em que foi exigido. Porém, o arqueiro não pode parar Gignac na cobrança de pênalti que decretou a queda do Alviverde na Semifinal do Mundial de Clubes. Se não fosse por ele, certamente o resultado poderia ser bem mais elástico pelas chances criadas pelo Tigres.

Além de segurar o que pode na defesa, Weverton ainda se arriscou no ataque já no fim para tentar evitar a eliminação (Photo by KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images)

Mas o destaque para o goleiro Weverton evidencia a atuação ruim da equipe. Apostando na mesma estratégia que resultou na vitória por 3 a 0 sobre o River Plate na Argentina, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores. O sistema com uma linha de cinco na defesa, escancarou o meio-campo Alviverde, muito pela péssima exibição de Raphael Veiga e Zé Rafael, que não criaram e também não conseguiram ajudar Danilo na marcação,

Decisivos e artilheiros, Luiz Adriano e Rony ficaram isolados no ataque e acabaram recuando demais para buscar jogo, tirando profundidade e sempre atacando em desvantagem. Nas mudanças no segundo tempo após o gol do Tigres, Abel Ferreira também se equivocou e se complicou nas escolhas dos jogadores que pouco deram poderio ofensivo e de reação para a equipe.

Agora, o Palmeiras espera o perdedor do duelo entre Al-Ahly do Egito e Bayern de Munique, da Alemanha, nesta segunda-feira, para decidir quem ficará com a terceira colocação do Mundial de Clubes. O Alviverde ainda tem chance de mais uma conquista na temporada pois disputa a final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em datas ainda a serem definidas pela CBF.

O JOGO

Era claro que o Tigres seria um adversário complicado e faria jogo duro contra o Palmeiras pela vaga na final do Mundial de Clubes. Muito por isto, Abel Ferreira apostou em uma formação mais defensiva com três zagueiros, que havia dado certo contra o River, na Libertadores. Mas o que se viu desde o inicio foi um dominio do meio-campo por parte do Tigres e logo aos 3′, Weverton precisou aparecer. Gonzalez subiu mais que a zaga alviverde e testou firme para ótima defesa do arqueiro do Palmeiras.

A primeira chegada do Tigres assustou o Palmeiras que tentou sair para o jogo, mas encontrava um vazio de ideias em Zé Rafael e Raphael Veiga. Aos 17′, o Alviverde finalmente teve sua chance. Rony teve liberdade pela esquerda e soltou um chutaço para defesa de Guzmán, que deu rebote, mas sozinho, Gabriel Menino mandou por cima da meta mexicana.

Luiz Adriano pouco apareceu no ataque e mais ajudou na defesa (Photo by KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images)

O Tigres seguiu dominando o meio-campo e ditando o ritmo de jogo, principalmente com a dupla Guido Pizarro e Rafael Carioca. Solto em campo, o atacante Gignac flutuava por todas as posições de ataque e confundia a defesa do Palmeiras. Por pelo menos mais duas vezes, em jogadas áreas, Weverton precisou intervir para manter o zero no placar.

O intervalo deu chance de Abel Ferreira consertar o time, mas o técnico português foi conservador e pagou o preço. Com espaço, o Tigres logo aos 7′ finalmente teve a chance que precisava. Em contra-ataque, Gonzalez conseguiu escapar e ia em direção ao gol ao ser puxado por Luan dentro da área. Pênalti marcado e convertido pelo artilheiro Gignac. Weverton ainda chegou a tocar na bola antes de morrer no fundo da rede.

Precisando reagir, Abel Ferreira fez mexidas duvidosas ao apenas trocar peças e não alterar muito o estilo de jogo, com meio-campo esvaziado e pouca inspiração para criar jogadas. Na base do chutão e do chuverinho, o Palmeiras tentava chegar de qualquer jeito ao ataque, mas esbarrava na defesa mexicana muito bem postada.

A melhor chance veio aos 31′, em bola enfiada por Mayke para Willian nas costas da zaga aparecer livre e cruzar para Luiz Adriano. O artilheiro tinha todas as chances de empatar, mas furou e perdeu a melhor oportunidade de manter vivo o sonho palmeirense.

Apesar de sete minutos de acréscimo, o Palmeiras parecia entregue e sem ideias de como fazer para empatar. Na base dos cruzamentos na área e nas disputa física, Matias Viña ainda teve uma oportunidade aos 51′, mas a bola acabou sendo desviada pela zaga mexicana, adiando o sonho do Palmeiras em ser campeão Mundial.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo