Campeonato Paulista

Palmeiras pode conquistar seu primeiro título oficialmente como visitante dentro do Morumbi

Morumbi
O Morumbi será o palco da festa do campeão paulista de 2021 Foto: Reprodução/Instagram São Paulo

Neste domingo (23), ocorre o jogo decisivo do Campeonato Paulista de 2021, entre São Paulo e Palmeiras, no estádio do Morumbi. Para o Verdão, é a chance de poder erguer pela primeira vez um troféu atuando oficialmente como visitante no estádio. Para isso, basta uma vitória ou vencer a disputa de pênaltis em caso de empate. A bola rola às 16 horas.

O torcedor palmeirense já viveu inúmeras decisões e títulos conquistados na casa são paulina, porém sempre em duelos onde era o mandante ou a partida era disputada em campo neutro. A primeira delas foi em 1969, na rodada decisiva do Torneio Roberto Gomes Pedrosa daquele ano. Naquela época, esse era o Campeonato Brasileiro, que acabou vencido pelo Verdão após vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, contando com uma derrota do Corinthians para o Cruzeiro por 2 a 1. A fase final era disputada através de um quadrangular em que o Palmeiras acabou superando o rival mineiro no saldo de gols para conquistar seu 4º título nacional.

Três anos depois, mais um título no estádio conquistado contra o Botafogo. Desta vez, era uma final, onde o a equipe tinha a vantagem do empate por ter melhor campanha no torneio do que o Fogão. E foi o que aconteceu: 0 a 0 e festa verde no Morumbi. Era o segundo título brasileiro de Oswaldo Brandão como técnico do clube.

Leia também:

+FPF divulga que Raphael Claus será o árbitro de São Paulo x Palmeiras na final do Paulista

+Palmeiras segue sem fazer gols contra o São Paulo no gramado sintético do Allianz Parque

O bicampeonato brasileiro viria a ser conquistado justamente contra o donos do estádio, em 20 de fevereiro de 1974 (o brasileiro de 73 acabou terminando só no ano seguinte). Mais de 66 mil pessoas, entre palmeirenses e são paulinos, viram um jogo pegado e que terminou sem gols. O Tricolor Paulista precisava ter vencido para ser campeão e, portanto, foram os alviverdes que comemoraram ao apito final de Arnaldo Cezar Coelho.

No mesmo ano, a três dias do natal, mais uma final no Morumbi com duas torcidas. Esta, porém, é aquela que pode até ser considerada como uma final com o Alviverde como visitante, já que os corintianos acabaram comprando a maioria dos ingressos. Dos mais de 120 mil presentes naquela noite, mais de 100 mil eram alvinegros. O chute de Ronaldo que estufou as redes do goleiro Buttice calou a maioria rival e pôs fim à esperança de quebra do jejum de títulos do Corinthians. Palmeiras campeão.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Outro jogo de boa memória alviverde foi o 2 a 0 em cima do Cruzeiro pela Copa do Brasil de 1998, que deu o primeiro título do torneio ao clube. Porém, houve derrotas marcantes que o Palmeiras sofreu no estádio. As maiores delas foram as perdas dos títulos do Paulista de 86 para a Inter de Limeira, por 2 a 1, e a derrota nos pênaltis para o Boca Juniors na final da Libertadores de 2000, após 0 a 0 no tempo normal. Na primeira, as duas finais foram disputadas em campo neutro e na segunda, a equipe era mandante contra os argentinos.

Agora, há a chance da primeira taça erguida no estádio realmente como visitante, já que os clássicos em campo neutro no estádio já deixaram de ser uma realidade há muito tempo. O Palmeiras tem a sua bela casa, o Allianz Parque, onde foi o duelo de ida na última quinta-feira (20). O São Paulo tem o Morumbi como aliado para tentar encerrar o seu jejum de títulos, que já dura mais de oito anos. A diferença, neste momento, é a proibição de torcedores por conta da pandemia do novo coronavírus, que vem assombrando o mundo há mais de um ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo