Futebol

Palmeiras pode disputar Supercopa do Brasil em 2022 mesmo sem ganhar título nacional; Entenda

Palmeiras Supercopa do Brasil
Caso realmente dispute a Supercopa, será a oportunidade da equipe conseguir um título inédito Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras pode disputar pelo segundo ano consecutivo a Supercopa do Brasil, mesmo sem vencer a Copa do Brasil e o Brasileirão. O Verdão já foi eliminado do torneio de mata-mata e está a dez pontos atrás do atual líder da competição por pontos corridos, o Atlético-MG.

Isto só ocorrerá caso o próprio Galo vença as duas competições e o Palmeiras termine o Brasileirão na posição em que está hoje: segundo lugar. Com a classificação do Atlético para a final da Copa do Brasil, na última quarta-feira (27), esta possibilidade passou a se tornar ainda mais provável.

A equipe de Cuca também está a 13 pontos do atual quinto colocado Flamengo, que tem dois jogos a menos com relação ao rival na briga pelo título. Neste sábado (30), às 19 horas, os dois medem forças no Estádio do Maracanã, com a chance do Galo aumentar ainda mais a sua vantagem na tabela.

O regulamento da Supercopa do Brasil de 2021 diz, no artigo 2º, parágrafo único que, “caso um mesmo clube conquiste a vaga pelos 2 (dois) critérios (campeão do Brasileirão e Copa do Brasil), o adversário do clube na SUPERCOPA será o Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro.”

Em 11 de abril, o Alviverde perdeu o título da competição para o Flamengo, após empate por 2 a 2 no tempo normal e derrota nos pênaltis (6×5), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Era a oportunidade do clube conquistar um título inédito em sua história. Raphael Veiga marcou duas vezes no tempo normal, mas Luan, Danilo e Gabriel Menino e Mayke desperdiçaram seus pênaltis.

Supercopa do Brasil
Flamengo é o atual bicampeão da competição, tendo vencido o Palmeiras em 2021 Foto: Lucas Figueiredo/CBF

+Árbitro argentino será o responsável por apitar a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras

Ao campeão, foi dado o prêmio de R$ 5 milhões e ao vice, R$ 2 milhões. A CBF ainda não definiu as premiações para a edição de 2022, bem como a data e o local do confronto. A novidade é que, caso não haja uma piora da pandemia de Covid-19 no país, a partida poderá contar com estádio lotado.

Vale lembrar que neste ano o clube também disputou (e perdeu) a Recopa Sul-americana, para o Defensa y Justicia (ARG). Novamente o revés veio na disputada de penalidades máximas, no mesmo Estádio Mané Garrincha. Como a equipe de Abel Ferreira está novamente na final da Libertadores, há a possibilidade de também disputar a Recopa em 2022. Para isso, basta vencer o Flamengo, no dia 27 de novembro, no Uruguai.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Para tentar se manter em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras viajará a Porto Alegre (RS) para enfrentar o Grêmio, pela 29ª rodada. A bola rola às 16 horas, na Arena do Grêmio, com os gaúchos pressionados para fugir da zona do rebaixamento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo