Campeonato Brasileiro

Palmeiras recebe Botafogo dependendo apenas de si para ser líder isolado do Brasileirão

Abel Ferreira Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras enfrenta o Botafogo nesta quinta-feira (9), às 19 horas, no Allianz Parque, precisando de uma vitória para tornar-se líder isolado do Brasileirão. Na rodada passada, o time perdeu o primeiro lugar para o Corinthians, mas à época era líder pelos critérios de desempate.

Válida pela 10ª rodada do torneio, a partida pode marcar os retornos de Weverton e Danilo ao time titular, já que ambos desembarcaram nesta quarta-feira (8) em São Paulo, e já realizaram atividades físicas. No caso do goleiro, teve até treino com bola já, no campo da Academia de Futebol. A dupla esteve com a seleção brasileira até a última terça-feira (7).

Portanto, é quase certo de que Weverton deve iniciar o duelo, mas fica a dúvida sobre o volante de 21 anos. O colombiano Eduard Atuesta é outro que retornou de sua seleção e ficará à disposição do técnico Abel Ferreira. O certo é que Raphael Veiga será desfalque por algum tempo, devido à constatação de uma lesão na coxa direita.

Como o Alvinegro carioca esteve na Série B na temporada passada, já faz mais de um ano que os clubes não medem forças. O último compromisso ocorreu em 2 de fevereiro de 2021, com empate por 1 a 1 no Allianz Parque. O gol alviverde foi marcado pelo zagueiro Emerson Santos (hoje no futebol japonês) e Rafael Navarro, que hoje está do lado contrário, empatou para o Fogão. Foi a primeira bola na rede dele como profissional.

No geral, há uma grande vantagem do Verdão no histórico entre os dois, com 48 vitórias, 38 empates e 35 derrotas. Aliás, este confronto está completando 100 anos neste ano de 2022. O primeiro aconteceu em 3 de maio de 1922 e terminou com triunfo palestrino por 1 a 0 (gol de Caetano Imparato), no Parque Antarctica, pela Taça City. O troféu era oferecido por uma construtora da época.

No palco desta noite, o clube está invicto, com 3 vitórias e mais o empate mencionado acima. Já somando também os encontros do antigo Palestra Itália, o Fogão venceu lá cinco vezes e perdeu 18. O último triunfo foi em 2008, quando Wellington Paulista fez o gol da vitória de 1 a 0, no Palestra Itália.

+Palmeiras renova com Wesley até 2025

Na ocasião, com a derrota, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo quase perdeu a vaga na Libertadores da América. A classificação só veio porque o Flamengo foi derrotado por 5 a 3 para o Athletico, na Arena da Baixada. Em caso de empate rubro-negro, o Verdão ficaria fora da edição do torneio continental do ano seguinte.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Uma provável escalação para esta noite tem Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael, Gustavo Scarpa; Dudu, Gabriel Verón (Rafael Navarro) e Rony. Se receberem cartão amarelo, Marcos Rocha, Gabriel Menino e Zé Rafael ficarão suspensos para o próximo compromisso no Brasileirão, no final de semana.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo