Campeonato Paulista

Palmeiras reencontra Eduardo Baptista no Allianz Parque neste domingo

Eduardo Baptista Palmeiras
Ba

O Palmeiras enfrenta neste domingo (25), às 20 horas, o Mirassol, no Allianz Parque, em mais uma rodada do Paulistão. Em um dos bancos de reserva, estará sentado um velho conhecido da torcida alviverde: o treinador Eduardo Baptista, que dirigiu o time no começo de 2017.

                 

Desde setembro do ano passado no Leão da Alta, “renasceu” no cenário nacional ao ser campeão da Série D pelo clube (o primeiro título em 95 anos de história). Com isso, a equipe disputará a Série C agora em 2021 e, no momento, vai bem no estadual, sendo líder do Grupo D com 11 pontos.

Quando comandou o Alviverde, Baptista estava no auge da sua carreira. Fez um excelente trabalho no Sport e também teve um bom desempenho sob o comando da Ponte Preta. Tanto que despertou os olhares do clube que tinha acabado de ser campeão brasileiro. Cuca não quis continuar, e, no dia 16 de dezembro de 2016, o filho de Nelsinho Baptista foi anunciado.

A missão seria dura, pois pegaria um elenco estrelado e que tinha conquistado o Brasileirão 2016, além da Copa do Brasil 2015. Reforços como Alejandro Guerra e Miguel Borja, atuais campeões da Libertadores com o Atletico Nacional (COL), chegaram, e a pressão por títulos se tornou ainda maior.

A equipe fez jogos notáveis, como as vitórias sobre Santos e São Paulo, no Paulista, e as duas contra o Peñarol, pela Libertadores. Mesmo assim, a derrota acachapante de 3 a 0 para a Ponte Preta, em Campinas, com a consequente eliminação do estadual na semana seguinte, estremeceram a relação da diretoria com o treinador. Tanto que, após a primeira derrota na Libertadores, sofrida jogando na grande altitude boliviana contra o Jorge Wilstermann, foi comunicada a sua demissão. Com isso, sequer chegou a reger a equipe no Brasileirão.

Somou-se a tudo isso o interesse de Cuca em voltar a trabalhar. Não deu outra: cinco dias após a demissão de Baptista, Cuca estava sendo apresentado na Academia de Futebol.

Sem dúvidas, os seus dois jogos mais marcantes pelo maior campeão nacional foram contra o Peñarol (URU). Em São Paulo, a vitória veio aos 54 minutos do segundo tempo, em cabeçada do lateral Fabiano. Depois, em solo uruguaio, mais uma vitória, que veio depois de estar perdendo por 2 a 0. Aquele 3 a 2 incomodou os adversários, que foram pra cima de Felipe Melo após o apito final. O volante respondeu com um soco na cara de um deles. Fernando Prass acabou sendo agredido pelos uruguaios, que armaram uma verdadeira enboscada para que os palmeirenses não pudessem ir para o vestiário. No final, os seguranças alviverdes foram fundamentais para conseguir abrir caminho para os palmeirenses e a confusão terminar.

Na entrevista coletiva, o técnico acabou desabafando a respeito de uma matéria do jornalista Juca Kfouri, na qual se afirmava que o atacante Roger Guedes havia sido escalado em partida contra a Ponte Preta pelo então diretor de futebol, Alexandre Mattos, e que o treinador seria alguém “maleável”. Revoltado, exclamou na sala de imprensa: “Fala a fonte!” Depois, complementou: “Quando você diz que eu sou um cara maleável, aí você já ofendeu o homem, não foi leal.”

Agora, será um duelo entre o português Abel Ferreira e ex treinador alviverde, que espera poder sair, como naquele jogo contra os uruguaios, com uma vitória do Allianz Parque. O Palmeiras, por seu lado, precisa vencer para continuar na cola do Novorizontino, que por enquanto estaria classificando-se para a próxima fase, enquanto o Verdão, não.

Leia também:

+Arthur Cabral lidera artilharia entre brasileiros na Europa e sonha com convocação para as Olimpíadas de Tóquio: “Estou no radar deles”

+Palmeiras x Mirassol: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo