Campeonato Brasileiro

Palmeiras segue com apenas duas derrotas na temporada, mas gols perdidos travam Brasileirão

Abel Ferreira Palmeiras
Gols perdidos têm incomodado a torcida e prejudicado a equipe no começo do Brasileirão Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Depois de cinco rodadas de Campeonato Brasileiro, o Palmeiras ocupa apenas a 13ª posição, vendo seu arquirrival estar na liderança com o dobro da pontuação. Mesmo assim, a temporada 2022 até aqui teve apenas duas derrotas e o time já conquistou dois títulos (Paulistão e Recopa), tendo vencido todos os rivais.

                 

Os únicos insucessos ocorreram para São Paulo, na ida da final do Paulista e para o Ceará, na primeira rodada do Brasileirão (o Mundial de Clubes não entra na conta, já que pertence a temporada 2021). Então, por que o começo tímido no campeonato mais longo do ano?

No torneio de pontos corridos, oportunidades claras de gol desperdiçadas tem chamado à atenção da torcida e feito o time de Abel Ferreira deixar pontos preciosos pelo caminho. Tanto que o treinador elogiou a atuação coletiva após o empate diante do Fluminense, no último domingo (8), no Allianz Parque. “Contra um time de bloco baixo tivemos 21 arremates, boas chances de gols, e o adversário jogando na transição”, afirmou.

Entretanto, o alto número de finalizações não têm se transformado em tantos gols. Até agora, no campeonato, somente o Atlético-MG finaliza mais por jogo do que o Verdão. São mais de 17 chutes de média, contra 19 do Galo. Curiosamente, o líder Corinthians é o último do ranking, com apenas 9.

Aí, entram as chances de gol perdidas pelo time nestas cinco primeiras rodadas. Na estreia, Rafael Navarro teve a bola para empatar o jogo diante do Ceará em 2 a 2, mas não conseguiu. No final, os cearenses venceram. Na semana seguinte, depois de um bom primeiro tempo contra o Goiás, nenhuma bola na rede, transformando o goleiro Tadeu no melhor em campo.

Na segunda etapa, a intensidade diminuiu, e o castigo veio com o gol adversário. Se não fosse o belo voleio de Rony aos 51 minutos, seria mais uma derrota. Na Libertadores, tem ocorrido o efeito inverso. São 20 bolas na rede, o melhor ataque do torneio, sendo que o segundo do ranking, para se ter uma ideia, é o Flamengo, com metade dos gols (10).

A exceção foi a grande vitória em cima, justamente, do atual líder. Os 3 a 0 no Corinthians na Arena Barueri foram categóricos, com um domínio alviverde do início ao fim. Contra o Fla, no Maracanã, o time teve poucos chances e saiu de campo com um 0 a 0, diante de 70 mil rubro-negros e com um ar de satisfação.

+Palmeiras mantém sua invencibilidade atuando no Estádio do Café

No outro duelo carioca, contra o Fluminense, Rony, Wesley e Dudu perderam gols de frente pro gol, e novamente o castigo veio, com o gol de empate do argentino Germán Cano. Wesley, inclusive, chutou pra fora uma bola onde o goleiro Fábio já nem estava no gol. Mas, é Rony quem tem sido o campeão no quesito, e vem perdendo gols em todas as partidas recentes, inclusive na Copa do Brasil e Libertadores.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Na última quarta-feira (11), pela Copa do Brasil, ele recebeu duas bolas próximas à pequena área, mas finalizou mal. Mesmo assim, vem sendo mantido no time titular, com Navarro, artilheiro da Libertadores com sete gols, persistindo sentado no banco de reservas. Caso o time queira subir na tabela do Brasileirão e se aproximar do rival, a pontaria precisará de ajustes, e a primeira chance de mostrar evolução está logo ali. Com o apoio da torcida, neste sábado (14), o desafio será diante do Red Bull Bragantino, às 16h30.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo