Saúde

Para especialista português, já existem condições para o retorno do esporte

O porta-voz do Conselho Nacional de Saúde Pública de Portugal, Jorge Torgal, afirmou, em entrevista ao jornal “A Bola”, não ter dúvidas para o retorno das atividades esportivas não só em seu país, mas no mundo, de uma maneira geral. Isto seria possível, caso fossem cumpridos protocolos de segurança para os atletas e os envolvidos nos eventos.

                 

“Há todas as condições para que o esporte seja retomado. Neste regresso, no entanto, deve ser observado que há modalidades e modalidades. O rugby, por exemplo, é um esporte de contato, não tanto quanto o futebol. No tênis, é cada um do seu lado. Cada caso é um caso”, disse o especialista.

Mesmo havendo a possibilidade de contato físico, no futebol, o cumprimento de medidas de segurança viabiliza a prática do esporte. A aplicação de testes para detectar infecção por COVID-19 nos atletas e nas pessoas essenciais envolvidas é fundamental para que os jogos aconteçam.

“Se os jogadores de futebol forem testados em intervalos regulares e não estiverem infectados, por que não poderiam jogar, mesmo que se encostem ou até se abracem?”, afirmou Torgal.

“O regresso do esporte poderia ser amanhã”

Com 71 anos, Jorge Torgal é doutor em Medicina, Saúde Pública e Bacteriologia, sendo referência no país nos últimos meses, na pesquisa e no combate ao coronavírus. Na entrevista, ressaltou mais detalhes para um possível plano geral de retorno do esporte, evidenciando que ainda não haveria previsão para receber público nos jogos.

“Para mim, o regresso do esporte poderia ‘ser amanhã’. Dá para ter afastamento, com regras de higiene e segurança. Não falamos de milhares de pessoas. É possível testar todos os envolvidos. Mas, ressalto. Isto não tem nada a ver com abrir os estádios para o público. Geraria consequências que ninguém está preparado para prever”, concluiu o professor.

Na Europa, há conversas a níveis regional e continental para o retorno do futebol. A UEFA pretende finalizar a Champions e a Europa League no máximo no início de setembro. A Alemanha projeta retornar em 9 de maio, a Bundesliga. Em outros países, como Inglaterra e Itália, a previsão é retornar em junho. Já na Holanda, o campeonato foi cancelado.

Foto: Reprodução/A Bola

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo