Palmeiras

“Para perder é preciso chegar até aqui” diz Abel Ferreira após vice na Recopa

Abel Ferreira em coletiva de imprensa

O Palmeiras perdeu nos pênaltis hoje a Recopa Sul-Americana para o Defensa y Justicia. No jogo de ida, o verdão venceu por 2 a 1 e, na volta, perdeu pelo mesmo placar, sendo forçado a disputar a prorrogação e posteriormente os pênaltis.

O jogo foi muito polêmico, teve expulsão para os dois lados, pênalti perdido pelo zagueiro Gustavo Gómez e uma atuação muito contestável da arbitragem de Leodán Gonzaléz, por mais que o próprio Palmeiras não tenha convencido muito.

Na coletiva de imprensa, o técnico Abel Ferreira assumiu a culpa da derrota e falou da proximidade do Palmeiras de vencer a Recopa:

“Infelizmente o jogo teve que ser realizado aqui, preferíamos que fosse em nossa casa, no Allianz. Infelizmente por circunstâncias alheias a nós, não era aqui que queríamos ter disputado essa final e sim em nossa casa. Do outro lado tem uma equipe com muita qualidade individual e coletiva, é uma equipe muito intensa, uma equipe Argentina. Nós podemos ficar aqui e dar as desculpas que quisermos. O que vai ficar mesmo é o resultado e o que eu posso dizer é que tivemos a pouco menos de um minuto de levantar a taça e não fomos capazes de conseguir. Tudo isso por causa de um arremate a 40 metros de distância do gol e que nos obrigou a ir para prorrogação. Tivemos uma expulsão no jogo e isso é que são fatores que determinam de fato o jogo. Tivemos um pênalti ainda para passar na frente na prorrogação, mas o futebol é isso e, como no futebol, principalmente no Brasil, gostamos de procurar culpados, o culpado todo sou eu.”

O técnico do verdão voltou a pontuar sobre a realização do jogo no Estádio Mané Garrincha, dessa vez pontuando sobre a qualidade do gramado:

“Criamos mais oportunidades que nosso adversário no primeiro tempo e poderíamos ter feito mais gols. Notem: quando o adversário faz gol, tínhamos um jogador fora. Tentamos da maneira que nós sabemos. Infelizmente em um gramado que, em função do jogo de ontem (Santos 2×2 San Lorenzo) não estava em condições, um gramado cheio de buracos para as duas equipes. Acho que foi um jogo muito competitivo, um jogo muito equilibrado e um jogo onde nós tivemos tudo, assim como contra o Flamengo, quer nos pênaltis ou dentro do jogo, tivemos tudo para poder vencer. Nos pênaltis contra o Flamengo tivemos duas oportunidades para poder vencer. Neste jogo a mesma coisa, tivemos uma expulsão e, na prorrogação, um pênalti ao nosso favor. Para mim não há sorte ou azar, há pequenos detalhes que fazem a diferença e este detalhe de, por exemplo, jogar neste campo não no nosso é um detalhe que faz muita diferença.”

Quando Abel Ferreira foi perguntado o motivo da escolha de Danilo e Patrick de Paula como titulares, assim como Breno Lopes, o técnico foi direto em sua resposta:

Escolha técnica. A postura não foi diferente nenhuma, o adversário é diferente, só isso.”

Como o time vai reagir aos dois vice-campeonatos?

“Vai ser um desafio. Não sei como o time vai reagir. Foram dois jogos em que nós, de fato, perdemos nos pênaltis por não ganhar durante o jogo. Temos que, neste momento aguentar a dor e sofrer, que é o que eu estou sentindo agora e caminhar em frente. Para perder é preciso chegar aqui. É preciso fazer um trajeto para chegar aqui. E está equipe, não comigo, ganhou o Paulista, perdeu um Brasileirão porque era impossível com o calendário que tinha e a quantidade de jogos que tínhamos de lutar por mais. Ganhamos a Libertadores porque fomos à final, perdemos o Mundial porque fomos à final, ganhamos uma copa porque fomos à final, perdemos uma Supercopa porque fomos à final e perdemos uma Recopa porque fomos à final. Umas vezes ganhamos, outras vezes perdemos. Tenho orgulho enorme de nossa equipe e nós sabemos que esse ano vai ser um ano difícil para nossa equipe, vai ser um ano duro por várias circunstâncias, mas como eu disse, é aguentar e seguir em frente.”

Abel Ferreira também pediu respeito ao Defensa y Justicia:

“Uma das coisas que devemos fazer é respeitar muito nossos adversários porque se esforçam tanto como nós, querem tanto como nós e o que nos fez ganhar a Libertadores e a Copa foi a nossa vontade, nossa qualidade e nosso espírito. Quando se está nessas finais todas e nessas competições todas, umas vezes ganhamos e outras aprendemos.”

Sobre o Palmeiras voltar a campo na próxima sexta-feira para jogar o Choque-Rei contra o São Paulo, o técnico do verdão disse:

Não sei como é que vai ser com a quantidade de jogos que temos, de dois em dois dias. Jogamos hoje, amanhã descansamos, jogamos sexta, eu não sei como é que vai ser. Vamos ver quais jogadores que temos, vamos ver, vai ser um desafio para todos nós… Quando vejo na Europa os treinadores a reclamar de jogar de três em três dias e nós aqui vamos ter que jogar. Jogamos hoje, descansamos amanhã e jogamos sexta. Vamos olhar para o calendário, vamos ver e vamos dar o nosso melhor a cada jogo, procurar reparar os atletas, trocar a equipe, procurar outra forma de fazer, poupar energias e jogar com máxima força.”

Com a derrota, o Palmeiras embolsa quatro milhões de reais e soma mais um vice em menos de uma semana, já que acabou perdendo a Supercopa do Brasil para o Flamengo no último domingo.

É importante dizer que, apesar da arbitragem terrível de Leodán González e sua equipe, o técnico Abel Ferreira não mencionou nenhuma vez erros de arbitragem ou coisas semelhantes em sua coletiva de imprensa de hoje.

Vale ressaltar que, por coincidência, o Palmeiras e o Defensa y Justicia caíram no mesmo grupo da Libertadores da América de 2021 e, por isso, Weverton e todo o elenco alviverde vão precisar encarar os argentinos mais duas vezes nesse ano. Os duelos estão marcados para os dias 04/05, em Buenos Aires e 18/05, no Allianz Parque.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo