São Paulo

Para repetir 2005, São Paulo precisa melhorar 20% do aproveitamento

Para repetir 2005, São Paulo precisa melhorar 20% no aproveitamento
Rubens Chiri/saopaulofc.net

Em 2005, na última vez que levou o troféu do Campeonato Paulista para o Morumbi, o São Paulo fez uma campanha de dar inveja nos rivais. À época disputado em turno único, em formato de pontos corridos com 20 times pleiteando o título, o estadual terminou com o Tricolor campeão com nada mais, nada menos, que 78,9% de aproveitamento. A efeito de comparação, nas quatro primeiras rodadas da edição de 2021 do torneio, o time do Morumbi soma 58,3% dos pontos disputados.

                 

Por mais que 16 anos tenham se passado entre uma edição e outra do maior campeonato estadual do Brasil, algumas coincidências marcam o São Paulo entre as temporadas de 2005 e 2021. Na década passada, o time enfrentou times como Ituano, América de São José do Rio Preto, Inter de Limeira e União São João de Araras nas quatro primeiras rodadas da competição.

Na atual edição, o Tricolor estreou diante do Botafogo de Ribeirão Preto. Depois, jogou contra Inter de Limeira, que enfrentara 16 anos atrás, Santos e, mais recentemente, Novorizontino. Em 2005, ano em que levou a Tríplice Coroa após vencer a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, o São Paulo estreou no Campeonato Paulista com quatro vitórias, 12 gols marcados e apenas seis sofridos.

Sob o comando de Hernán Crespo, o São Paulo de 2021 empatou na estreia, goleou Inter e Santos por 4 a 0 e, na última rodada, saiu derrotado diante do Novorizontino por 4 a 1. São 10 gols pró contra três sofridos e a perda da invencibilidade na última rodada da competição.

Título antecipado: o 21º

Na última vez que venceu o Campeonato Paulista, 21º troféu estadual da história do clube, o São Paulo teve o prazer de comemorar antes da hora. Isso porque, à época, o campeonato era disputado em fase única por pontos corridos. Em outras palavras, era um campeonato semelhante ao Brasileirão disputado desde 2003, mas somente com partidas de ida.

Para melhorar, o time, à época comandado por Emerson Leão, não conheceu qualquer derrota nas 15 primeiras rodadas da competição. Nesse meio tempo teve goleada histórica para cima do arquirrival Palmeiras, por 3 a 0, 5 a 0 na Portuguesa Santista e 6 a 0 no Marília até que a perda da invencibilidade ocorreu diante da Portuguesa de Desportos, a Lusa, na 16ª rodada.

Depois de empatar contra o Santos em Mogi Mirim, em jogo que acabaria sem gols, o São Paulo levantaou a taça do Paulistão de 2005 com exatas três rodadas de antecedência.

As dificuldades atuais

Na atual edição do Paulistão, o São Paulo tem de lidar com dificuldades que extrapolam as quatro linhas. Além de ter formato diferenciado, por grupos na primeira fase e mata-mata na reta final, o Campeonato Paulista de 2021 pode tornar a ser paralisado, como ocorreu na edição passada, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Nesta terça-feira (16), a Federação Paulista de Futebol, juntamente com o Ministério Público (MP), deve decidir pela pausa ou continuidade do torneio no estado de São Paulo ou outra unidade federativa, como Minas Gerais.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo