São Paulo

Para se classificar tranquilamente, São Paulo tenta evitar novo tropeço em estreia na Libertadores

Crespo e São Paulo pela Libertadores
Rubens Chiri/saopaulofc.net

Nesta terça-feira (20), o São Paulo irá enfrentar o Sporting Cristal pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida que acontece no Peru será o pontapé inicial do Tricolor na busca pela sonhada quarta taça do torneio.

No entanto, a fase de grupos vem sendo um problema para o São Paulo nas últimas participações. O clube do Morumbi vem tendo dificuldade nesta altura da competição e não estreia com vitória desde a edição de 2010. Não a toa, a edição foi a última onde o São Paulo se qualificou em primeiro lugar da sua chave.

Desde então, o São Paulo não tem conseguido vencer em suas estreias e consequentemente vem se complicando para o decorrer da fase de grupos. Logo, quando conseguiu se classificar, foi apenas em segundo lugar e logo de cara enfrentou adversários em bons momentos, como o Cruzeiro em 2015 e o Atlético Mineiro em 2013 e foi eliminado já nas oitavas de final.

Ficar em primeiro lugar na chave, garante que o clube nas fases de mata-mata, já irá começar enfrentando um adversário que terminou em segundo lugar em seu grupo, que teoricamente, é mais frágil, além de decidir em casa.

Para isso, é necessário que a estreia seja um jogo que tranquilize o time para o restante da fase. Caso aconteça um tropeço, se o clube não se recuperar logo em seguida, o mesmo pode ocorrer e o São Paulo ser eliminado ainda na primeira fase ou se classificar com dificuldades.

Sem contar, que o São Paulo tem como parte de sua meta orçamentária a classificação as oitavas de final da competição. A meta é considerada conservadora, no entanto, traz uma responsabilidade para o time na competição. Vale lembrar que esse objetivo leva em consideração as premiações financeiras e não os aspectos técnicos.

Todavia, em um clube com situação financeira ruim como hoje é o São Paulo, não bater essas metas pode representar mais outros cortes, como vendas de jogadores para suprir esse déficit.

Por conta disso, a partida no Peru é uma das mais importantes do São Paulo na temporada.

Confira as últimas estreias do São Paulo na fase de grupos da Libertadores:

2020 – Binacional 2×1 São Paulo
2016 – São Paulo 0x1 The Strongest
2015 – Corinthians 2×0 São Paulo
2013 – Atlético Mineiro 2×1 São Paulo
2010 – São Paulo 2×0 Monterrey

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo