Copa América

Bolívia abre o placar, mas Paraguai vira e vence os bolivianos em Goiânia pela Copa América

Foto: Divulgação/CONMEBOL

Ataque contra defesa foi a tônica do duelo entre paraguaios e bolivianos na noite desta segunda-feira (14), em Goiânia, pela Copa América. Paraguai e Bolívia se enfrentaram após 22 anos do último confronto entre eles na competição e os paraguaios saíram vencedores. Com três gols marcados no segundo tempo – a Bolívia marcou o seu gol logo no início da partida -, o Paraguai venceu o confronto por 3 a 1, de virada, na estreia das duas equipes na atual edição da competição.

                 

LEIA MAIS | Apesar de golaço de Messi, Argentina estreia na Copa América apenas com empate contra o Chile

O confronto entre Paraguai e Bolívia foi marcado por expectativas e um ótimo futebol apresentado no gramado do Estádio Olímpico, em Goiânia. A Bolívia saiu na frente logo no início da primeira etapa com gol marcado por Saavedra, mas pouco fez no jogo. Pressionando absurdamente, o Paraguai só furou o bloqueio boliviano na segunda etapa, quando marcou com Ángel Romero, duas vezes, e Romero Gamarra, garantindo os três pontos dos paraguaios na estreia da Copa América.

Paraguaios assumem a liderança do grupo A da Copa América (Foto: Divulgação/CONMEBOL)

PRIMEIRA ETAPA COM BOLIVIANOS NA FRENTE, MUITAS FALTAS E VAR EM AÇÃO

O duelo entre paraguaios e bolivianos já tinha os bastidores envolvidos por muitas expectativas, sobre onde é possível chegar essas duas seleções na Copa América. E quem criou boas expectativas para o confronto não se decepcionou com o que viu em Goiânia. O Paraguai já iniciou o jogo com perigo com Arzamendia, antes de completar o primeiro minuto, chutando de fora da área exigindo boa defesa de Cordano. Aos três minutos, Romero cruzou rasteiro e Ávalos não conseguiu chegar, numa boa chance do Paraguai. 

E a Bolívia respondeu rápido. Aos cinco minutos, em chegada ofensiva de “La Verde”, Bejarano chutou para o gol, a bola bateu no braço de Arzamendia e, após revisão no VAR, a penalidade foi marcada. Saavedra chamou a responsabilidade, foi para a cobrança do pênalti e converteu, chutando no canto inferior direito, no canto de Antony Silva, e abriu o placar para a Bolívia. 

Bolivianos saíram na frente com Saavedra (Foto: Divulgação/CONMEBOL)

O Paraguai, agora em desvantagem, começou a ir em busca do empate. Aos 14 minutos, em jogada trabalhada de pé em pé, terminou com um cabeceio perigoso de Ávalos. Dois minutos depois, Ángel Romero tentou furar a defesa boliviana com um chute forte de fora da área, porém sem perigo para o gol do boliviano Cordano. 

E a pressão do Paraguai teve resultado. No minuto 20, após bola alçada na área, Bejarano cortou a bola, Almirón finalizou e Ávalos foi em busca da bola, porém, foi derrubado pelo goleiro Cordano e a arbitragem marcou a penalidade pró-Paraguai. Contudo, após ser chamado à cabine do VAR, o árbitro Diego Haro anulou a penalidade e, com o auxílio da tecnologia, o pênalti foi revogado e foi marcado um impedimento que havia ocorrido antes do lance que fora marcado a penalidade. 

O Paraguai continuou pressionando e quase chegou ao empate com um presente boliviano. Aos 24 minutos, o goleiro Cordano saiu jogando mal, entregou a bola nos pés de Ángel Romero que tentou encobrir o goleiro boliviano, que se recuperou a tempo e conseguiu evitar o possível vexame. E o Cordano não estava seguro na partida. No minuto 30, após cruzamento de escanteio para a área boliviana, o goleiro saiu mal e, sem querer, Ávalos cabeceou e a bola passou perto do travessão. 

O atacante paraguaio Ávalos foi bastante exigido na primeira etapa. Aos 35 minutos, Villasanti cruzou para Ávalos, que cabeceou meio torto e a bola passou próximo à trave da Bolívia. A pressão paraguaia era forte, com a posse de bola girando em torno de 75% do tempo de jogo para os paraguaios, e a Bolívia, retrancada, buscando um possível contra-ataque para ampliar o placar. 

Jusino, da Bolívia, e Ángel Romero, do Paraguai, disputam a posse da bola (Foto: Divulgação/CONMEBOL)

Acionado com constância, Ávalos recebeu um cruzamento rasteiro, livre, no minuto 42, e com o gol aberto, o atacante paraguaio finalizou para fora o que seria o empate da Seleção do Paraguai. O árbitro peruano acresceu mais oito minutos devido as paralisações para checagem do árbitro de vídeo, e dentro dos acréscimos tivemos a expulsão de Cuéllar, da Bolívia, pelo segundo cartão amarelo, mas as duas seleções não produziram situações de perigo de gol e desceram para os vestiários com a Bolívia em vantagem pelo gol marcado no início da partida.

BOLÍVIA NÃO RESISTE E PARAGUAI PASSEIA NA SEGUNDA ETAPA EM GOIÂNIA 

A segunda etapa prometia muita emoção, já que o Paraguai precisava correr atrás do resultado e a Bolívia na intenção de manter o resultado favorável conquistado na etapa inicial. E o roteiro visto foi o que já era previsto. O Paraguai iniciou a segunda etapa com todos os jogadores – exceto o goleiro Silva – no campo de ataque, e, com superioridade numérica, começou a buscar o empate de todas as formas, atuando, principalmente, pelos lados do campo.

O Paraguai chegou com perigo no minuto 53, quando, em ótima jogada da equipe paraguaia, Richard Sánchez finalizou de primeira, dentro da grande área, e a bola subiu rumando para a linha de fundo. E o Ávalos seguiu sendo acionado, em cruzamento para a pequena área, o atacante paraguaio cabeceou em ótima condição mas a bola foi em direção a linha de fundo. 

O Paraguai chegou próximo do empate. Aos 14 minutos o Gamarra finalizou de fora da área com muita força, a bola foi em direção ao gol, o goleiro Cordano desviou com a ponta dos dedos e explodiu no travessão. Na volta a bola foi em direção a Ávalos mas ele não aproveitou e a bola foi em direção à escanteio. E na cobrança do tiro de quina, Gamarra finalizou em cima do goleiro Cordano que realizou uma grande defesa. E logo após isso o cenário mudou.

Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura. E foi com esse pensamento que o Paraguai chegou ao gol de empate. Depois de tanto o Paraguai pressionar, Ávalos ajeitou a bola para Gamarra, na entrada da grande área, que chutou de fora e a bola entrou no canto do goleiro boliviano. Tudo igual no confronto em Goiânia.

E a virada veio mais rápido que imediatamente. Em ótima inversão de jogo feita por Kaku, a bola encontrou Carlos González que cabeceou para o gol, passou pelo goleiro Cordano que espalmou mal e Ángel Romero aproveitou e finalizou para o gol em baixo da trave. Virada paraguaia e 2 a 1 no placar.

Ángel Romero comemorando um de seus gols em Goiânia (Foto:Divulgação/CONMEBOL)

A Bolívia também assustou. Aos 33 minutos da segunda etapa, depois de muito tempo os bolivianos assustaram com um chute forte de Fernández, exigindo grande defesa do goleiro Antony Silva, que até então tinha sido espectador no confronto. E o Paraguai também respondeu à altura. Almirón recebeu a bola na marca do pênalti e finalizou por cima da meta de Cordano.

Mas sem problemas porque o Paraguai marcou o gol logo em seguida. Ávalos recuperou a bola na intermediária, carregou até a entrada da grande área e fez o passe para Ángel Romero, que finalizou por baixo do goleiro Cordano e marcou o terceiro gol dos paraguaios no jogo.

Sem forças, a Seleção Boliviana tentou manter a posse de bola para evitar que o Paraguai marcasse mais gols e a Seleção Paraguaia administrou o resultado, depois de pressionar por mais da metade do jogo, conseguir marcar três gols e sair com o triunfo do Estádio Olímpico, em Goiânia, garantindo os três pontos na primeira rodada da Copa América.

ESCALAÇÕES

PARAGUAI: Antony Silva; Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso e Arzamendia (Héctor Martínez); Romero Gamarra (Cubas), Piris da Mota (Carlos González) e Villasanti (Richard Sánchez); Ángel Romero, Gabriel Ávalos (Enciso) e Miguel Almirón. Técnico: Eduardo Berizzo

BOLÍVIA: Cordano; Bejarano (Villarroel), Jusino, Quinteros e Sagredo; Saavedra (Wayar), Justiniano (Júnior Sánchez), Céspedes (Danny Bejarano) e Flores (Roberto Fernández); Jaume Cuéllar e Gilbert Álvarez (Rodrigo Ramallo). Técnico: César Farias 

Destaque do jogo

O destaque do jogo foi Ángel Romero, que marcou dois gols para o Paraguai na partida e ajudou com bastante mobilidade o setor ofensivo do Paraguai, ao lado de Miguel Almirón, que também foi a cabeça pensante da equipe paraguaia no duelo de hoje. 

O atacante paraguaio Gabriel Ávalos ficou marcado pelas diversas oportunidades desperdiçadas no ataque do Paraguai e que poderiam ter feito a diferença caso o resultado fosse diferente.

Gabriel Ávalos ficou marcado pelas diversas chances desperdiçadas no ataque da Albirroja (Foto:Divulgação/CONMEBOL)

Pelo lado da Bolívia o destaque fica na conta do goleiro Cordano, que apresentou uma atuação insegura e comprometeu o setor defensivo boliviano em diversos momentos. Os jogadores paraguaios perceberam a desconfiança e nervosismo do goleiro boliviano e passaram a bombardear a meta defendida por Cordano, que suportou a pressão até onde pôde, e saiu vazado três vezes no duelo desta noite.

AGENDA DE BOLIVIANOS E PARAGUAIOS

A Bolívia joga na próxima sexta-feira (17) contra o Chile, pela segunda rodada da chave, em Cuiabá. Já o Paraguai folga na segunda rodada e só volta a campo na próxima segunda-feira (21), quando encara a Argentina, em Brasília, em confronto já válido pela terceira rodada da fase de grupos.

Para saber tudo sobre a Copa América, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

FICHA TÉCNICA

PARAGUAI X BOLÍVIA

Copa América – 1ª rodada – Fase de Grupos

Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)

Data: 14/06/2021

Horário: 21h

Árbitro: Diego Haro – Peru

Cartões Amarelos: Arzamendia (Paraguai) – 08’|1ºT ; Diego Bejarano (Bolívia) – 28’|1ºT ; Cuéllar (Bolívia) – 37’ e 53’1ºT ; Flores (Bolívia) – 39’|1ºT ; Espínola (Paraguai) – 55’|1ºT

Cartão vermelho: Cuéllar – 53’|1ºT

Gols: Saavedra (Bolívia) – 09’|1ºT ; Romero Gamarra (Paraguai) – 16’|2T ; Ángel Romero (Paraguai) – 19’ e 35’|2T 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo