Esportes olímpicos

Paralimpíadas dia 12: Pentacampeonato no futebol de 5 e dobradinhas no atletismo para o Brasil

Brasil Paralimpíadas
Foto: Ale Cabral/CPB

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio estão chegando ao fim, mas o Brasil segue conquistando medalhas na competição. No penúltimo dia de eventos, os atletas verde e amarelo fizeram história com medalhas no vôlei sentado, parataekwondo, paracanoagem, atletismo e no futebol de 5.

Atletismo

O dia do Brasil foi aberto e encerrado pelo atletismo em Tóquio. Começando em grande estilo, Ricardo Gomes levou o bronze nos 200m rasos da classe T37. O brasileiro ficou com 22s62 na prova em que o estadunidense Nick Mayhugh quebrou o recorde mundial com 21s91. Outro compatriota de Ricardo na prova foi Christian Gabriel, que terminou em oitavo.

Na T35, Fabio Bordignon chegou a ficar em sexto lugar, mas acabou desqualificado da prova por ter feito um movimento irregular. No lançamento de dardo F54, Poliana Jesus não teve o desempenho esperado e acabou na sétima colocação.

Quando o dia clareou no Brasil, os atletas verde e amarelo conquistaram mais quatro medalhas com duas dobradinhas. Nos 200m rasos T11, Thalita Simplício teve a medalha de prata decidida no “VAR” e por quatro milésimos não ficou com o ouro. Na mesma prova, Jerusa dos Santos levou o bronze. Nos 400m T47, Thomas Moraes foi prata e Petrúcio Ferreira ficou com o bronze.

Parabadminton

Na semifinal da classe SH6, Vitor Gonçalves acabou sendo derrotado por Man Kai Chu, atleta de Hong Kong por 2 sets a 1. As parciais foram de 15/21, 21/18 e 21/10. Apesar da queda, o brasileiro ainda sonha com medalha e vai disputar o bronze na madrugada deste domingo, 5.

Futebol de 5

O Brasil pode comemorar mais um título paralímpico na modalidade. Diante da Argentina, a Seleção Brasileira teve um confronto complicado que só foi decidido no segundo tempo. Com gol de Nonato na etapa final, o time verde e amarelo confirmou o pentacampeonato da competição.

Paracanoagem

Depois da medalha de prata de Luis Carlos Cardoso na noite de quinta-feira, 2, foi a vez de Fernando Rufino levar o ouro para casa. Em uma prova concorrida, o brasileiro teve uma grande largada e administrou a prova para conquistar o primeiro lugar com 53,077s nos 200m da categoria VL2.

Na VL3 também nos 200m, Giovane Vieira ficou em segundo com 52.148s. Na prova em Giovane foi prata, Caio Carvalho acabou a final em sétimo lugar com 53.246s.

Parataekwondo

O Brasil fechou a estreia da modalidade com mais uma medalha garantida. Na final da classe K44 +58, Débora Menezes acabou sendo derrotada por Guljonoy Naimova, do Uzbequistão, e ficou com a prata. Esta foi a terceira medalha do país, que já tinha conquistado o bronze com Silvana Fernandes e o ouro com Nathan Torquato.

Vôlei sentado

O Brasil teve duas decisões de medalhas no vôlei sentado. No feminino, o Brasil venceu o Canadá por 3 sets a 1 com parciais de 25/15, 24/26, 26/24 e 25/14 e garantiu a medalha de bronze. Por outro lado, os homens não conseguiram realizar o mesmo feito, foram derrotados pela Bósnia por 3 sets a 1 e ficaram com o quarto lugar. O duelo masculino teve parciais de 23/25, 25/19, 25/18 e 25/11.

Confira a atualização do quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo