Paralimpíadas

Paralimpíadas dia 5: Brasil fatura seis medalhas com natação e atletismo em destaques

Paralimpíadas Tóquio Brasil
Foto: Miriam Jeske/CPB

O quinto dia dos Jogos Paralímpicos de Tóquio trouxeram menos movimento para os atletas brasileiros, mas ainda assim muitas notícias boas marcaram o dia. Na natação, o Brasil conquistou o bronze no revezamento 4×100 livre, o atletismo foi marcado por outras três conquistas enquanto judô e tênis de mesa tiveram um pódio cada.

Depois de dias com muitas conquistas, a natação do Brasil teve apenas uma única conquista no revezamento 4×100 estilo livre. O pódio veio após a desclassificação do Comitê Paralímpico Russo. Gabriel Bandeira começou bem e terminou a prova em primeiro lugar, no entanto, a passagem de bastão para Ana Karolina de Oliveira acabou fazendo com que o país caísse para quinto.

A situação ficou ainda complicada com Débora Pinheiro que entregou a situação em sexto para Felipe Vila Real fechar a prova. Apesar da situação ruim, o nadador conseguiu recuperar e terminou em quarto.

No atletismo, Juliany da Silva abriu o dia garantindo a medalha de bronze no lançamento de disco. A brasileira alcançou a marca de 30.49m na classe F57. Na mesma prova, Tuany Siqueira terminou em 11º lugar com 21.30m. Pouco tempo depois, Thalita Simplício garantiu o segundo lugar nos 400m da classe T11 ao terminar a prova em 56s80. Durante toda a prova, Simplício esteve entre as primeiras colocadas e ficou apenas 55 centésimos atrás da líder e campeã chinesa.

SHARETWEETSHAREEMAILCOMMENTS

A primeira medalha do Brasil no judô veio na madrugada de sábado, 28. Lucia Araújo venceu Natalia Ovchinnikova com um ippon e garantiu o terceiro lugar na categoria até 57kg. Esta é a terceira medalha de Lucia, que já havia levado a prata na Rio 2016 e em Londres 2012.https://872e3ecc2db6fe1ab1a51ba1669e8945.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Durante todo o duelo, as duas judocas fizeram um confronto equilibrado e de poucas atitudes ofensivas. Com as atletas se estudando bastante, Lucia Araújo acabou sofrendo um shido, a punição por falta de ofensividade, mas conseguiu uma reação impressionante em seguida. Menos de um minuto depois, a brasileira conseguiu dois waza-ari seguidos e emendou um ippon para levar a tão sonhada medalha de bronze para casa.PUBLICIDADE

Lucia Araújo
Divulgação/CPB

Lucia Araújo chegou à Tóquio como uma das candidatas a faturar medalha pelo histórico recente em competições. Aos 40 anos, a brasileira venceu a argentina Laura Gonzalez por ippon nas quartas de final e na semi foi surpreendida com uma derrota em 13 segundos de luta. Contra a número dois do mundo, a uzbeque Parvina Samandarova, Lucia acabou sofrendo um waza-ari rapidamente e foi imobilizada.https://872e3ecc2db6fe1ab1a51ba1669e8945.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Para ficar informado sobre tudo que acontece com as Paralimpíadas de Tóquio, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades

No judô, Lucia Araújo acabou perdendo na semifinal, mas ainda ficou com o bronze na categoria até 57kg. A brasileira desbancou a atleta do Comitê Paralímpico Russo com dois waza-ari e um ippon na sequência. Esta é a terceira medalha consecutiva da judoca em Paralimpíadas. O tênis de mesa também teve Cátia Oliveira sendo derrotada na semifinal, mas faturando o bronze ainda assim. A mesatenista ficou com o terceiro lugar mesmo diante da derrota por 3 sets a 1.

A última conquista do dia ficou com Cicero Nobre no lançamento de dardo. O brasileiro, atual campeão mundial, chegou como um dos favoritos da prova e não decepcionou. Em uma prova histórica com cinco quebras de recorde, Cicero brigou até os últimos lançamentos para garantir o ouro, mas terminou com o bronze em mãos no arremesso de 48.93.

Sem mais nenhuma medalha, o Brasil ainda disputou os 5000m rasos, mas terminou em oitavo com Vanessa Cristina de Souza. No paratriatlo, Jorge Luis Fonseca terminou em sétimo ao fim das três provas, que terminou com vitória do francês Alexis Hanquinquant. A Seleção Brasileira masculina de Vôlei Sentado venceu a China na estreia por 3 sets a 1, as meninas do Goalball perderam para a Turquia por 8 a 4, Maciel Santos e Evelyn de Oliveira venceram as preliminares na bocha nas classes BC2 e BC3, respectivamente, e Ailton de Souza ficou em oitavo na categoria até 80kg no halterofilismo.

Confira o quadro de medalhas após o quinto dia de Paralimpíadas:

Arte: Esporte News Mundo
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo