Paralimpíadas

Paralimpíadas dia 9: Despedida de Daniel Dias e ouro de Carol Santiago marcam madrugada em Tóquio

Brasil Paralimpíadas
Foto: Ale Cabral/CPB

O nono dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Tóquio trouxe alegrias e tristezas para o Brasil. Se a lenda Daniel Dias disputou a última prova da carreira, o país viu uma nova estrela das piscinas nascer com Carol Santiago. Além deles, a bocha e tênis de mesa acrescentaram mais medalhas durante a madrugada.

Atletismo

Diferentemente de outros dias, o Brasil não teve a mesma felicidade nos Jogos Paralímpicos. Desta vez, nenhuma medalha veio para o país que ainda chegou a disputar finais. Na prova de 100m rasos T36, Samira Brito ficou em sétimo lugar. Já 100m rasos masculino, Ariosvaldo Fernandes teve o quarto melhor tempo e também ficou de fora do pódio.

Nas classificatórias dos 100m T12, Viviane Ferreira foi muito bem e fez o segundo melhor tempo da sua bateria. No entanto, uma irregularidade com a primeira colocada fez com que a brasileira pulasse para o primeiro lugar.

Bocha

No começo do dia em Tóquio, o Brasil garantiu duas medalhas de bronze. Na classe BC2, Maciel Santos venceu o tailandês Worawut Saengampa por 4 a 3, e na classe BC1 José Carlos Chagas ganhou com facilidade do português Andre Ramos por 8 a 2.

Goalball

O Brasil suou, mas conseguiu avançar para as semifinais femininas do Goalball. Diante da China, as duas seleções empataram em 0 a 0 no tempo normal e o duelo foi decidido no gol de ouro. Em cobrança de Carol, o time verde e amarelo venceu e está próxima de garantir uma medalha em Tóquio. O próximo adversário será os Estados Unidos, que eliminaram o Comitê Paralímpico Russo.

Natação

O Brasil segue muito mais nas Paralimpíadas na natação. Em mais uma madrugada, Carol Santiago fez história ao conquistar mais um ouro na competição. Desta vez, a pernambucana de 36 anos venceu a prova dos 100m peito SB12 e ainda quebrou o recorde paralímpico. Na mesma prova, Lucilene Sousa ficou em quinto lugar.

Outra medalhista do dia foi Cecília Araújo. A brasileira foi prata nos 50m livre S8 com o tempo de 30s83, logo atrás da campeã Viktoriia Ishchiulova, do Comitê Paralímpico Russo, que fez 29s91. O bronze ficou com Xenia Palazzo, da Itália.

Fechando o dia de medalhas, Talisson Glock ficou com o bronze nos 100m livre S6. O brasileiro fez 1m05s45 e teve o terceiro melhor tempo. O campeão foi Antonio Fantin, da Itália, e em segundo ficou com o colombiano Nelson Corzo.

A lenda Daniel Dias já havia anunciado a despedida das piscinas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na manhã desta quarta-feira, o brasileiro fez a sua última prova. Nas classificatórias dos 50m livre S5, Daniel fez o terceiro melhor tempo, mas acabou ficando em quarto na grande final. Tao Zheng, Weiyi Yuan e Lichao Wang, todos da China, formaram o pódio. Daniel Dias encerra a carreira com 27 medalhas conquistadas sendo três delas no Japão.

Tênis de Mesa

O Brasil também ganhou medalha no tênis de mesa. Com o trio formado por Bruna Alexandre, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos, as brasileiras venceram a Turquia por 2 sets a 1 e avançaram para as semifinais. No entanto, acabaram sendo derrotadas para a Polônia por 2 a 0 e garantiram o bronze, já que não há disputa de terceiro lugar no tênis de mesa.

Vôlei sentado

Invictas. Essa é a palavra que define a seleção feminina de vôlei sentado. Na madrugada, as brasileiras venceram a Itália por 3 sets a 1 (23/25, 25/17, 25/16 e 25/21)) e se classificaram com três vitórias – as outras duas foram contra Canadá por 3 a 2 e Japão por 3 a 0.

Confira como está o quadro de medalhas após mais um dia de Paralimpíadas de Tóquio

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo