Olimpíadas

Atletas do Parataekwondo do Brasil embarcam para Tóquio, nesta segunda, para estreia da modalidade nas Paralímpiadas

Atletas do Parataekwondo do Brasil embarcam para Tóquio, nesta segunda, para estreia da modalidade nas Paralímpiadas
CPB/Divulgação

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio que iniciam na próxima terça-feira (24) e serão os primeiros jogos do parataekwondo entre as modalidades em disputa. O esporte foi incluído no programa paraolímpico, deste ano, junto ao badminton e serão substitutos da vela e o futebol de sete, que foram retirados devido ao alcance internacional insuficiente para justificar sua permanência.

                 

Em Tóquio, o Brasil terá três atletas na competição do parataekwondo Silvana Fernandes (até 58 kg), Débora Menezes (acima dos 58 kg) e Nathan Torquato (até 61 kg). Todos são da classe K44 (má-formação ou amputação unilateral nos membros superiores).

A delegação encerrou a preparação no Brasil e embarcam para o Japão, nesta segunda-feira (23). O treinamento dos lutadores de parataekwondo da equipe brasileira foi realizado no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico do Brasil(CPB), em São Paulo. Diferente dos esportistas de outras modalidades, que viajaram com antecedência para Hamamatsu, no Japão. 

No processo de aclimatação em São Paulo, os paratletas brasileiros fizeram ajustes nos horários dos treinos e mudanças na rotina de sono para se adaptarem ao fuso de + 12 horas com o Japão.

– Fizemos um ajuste fino por meio de cinco sessões diárias de trabalho, sendo dois treinos específicos, um treinamento físico e dois períodos de fisioterapia. Por invertermos os horários de treinos, como forma de se adaptar ao fuso japonês, a cada dia no CPB, dormimos uma hora mais tarde. Por exemplo: do dia 18 para o dia 19 de agosto, fomos dormir à 1h. Já do dia 19 para o dia 20, dormimos às 2h. -, explicou o treinador Alan Nascimento. 

Além disso, o coordenador esportivo do parataekwondo do Brasil, Rodrigo Ferla comentou sobre outras mudanças na rotina dos atletas antes da chegada ao Japão.

-Neste período de aclimatação, fizemos o primeiro treino específico diário na hora do almoço, almoçamos no meio da tarde, realizamos o treinamento físico no final da tarde e o segundo treino específico acontecia já no fim do dia, por volta das 22h30. O jantar era servido à meia-noite. A ideia do planejamento foi ganhar quatro, cinco horas de fuso para minimizar o impacto na chegada ao Japão-, contou. 

+Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades
 

O Parataekwondo estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no dia 2 de setembro. De acordo com Ferla, o planejamento para a seleção em solos japoneses já está todo preparado.

– Estamos com a agenda cheia, do dia que chegarmos [25 de agosto] até os dias de competição, mantendo os atletas acordados durante o dia para dormirem à noite, adaptando-se, assim, ao fuso horário. Vamos estudar nossos adversários e treinar no espaço oficial destinado ao parataekwondo nos Jogos -, esclareceu. 
 

O primeiro brasileiro a entrar em ação em Tóquio no Parataekwondo  será Nathan Torquato no dia 2 de setembro. A luta está marcada às 22h15 (horário de Brasília), enquanto Silvana estreará no dia seguinte (3), às 22h, e Débora entrará pela primeira vez no dojo japonês no dia 4, também às 22h. 


Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo