Vasco

Parede titular ou vai compor elenco? Especialistas analisam reforço do Vasco

Emprestado até dezembro pelo Talleres, da Argentina, o atacante Guilherme Parede chegou ao Vasco para suprir a saída de Marrony, vendido ao Atlético-MG no fim de junho. O jogador de 24 anos é destro, atua pelos lados do campo, principalmente o direito, que é ocupado pelo novo xodó da torcida, o cria Vinícius.

Para quem não o conhece, Guilherme Parede é cria do Coritiba, clube que também tentou o empréstimo do atacante. Em três passagens pelo Coxa, o jogador soma 64 jogos e 13 gols. Já no Internacional foram 46 partidas e 5 gols. No Talleres, da Argentina, entrou em campo 7 vezes, marcando 4 gols. Ele defendeu também o extinto J. Malucelli-PR e o Ypiranga-RS.

A contratação do jogador foi bastante celebrada pela diretoria e comissão técnica. O entendimento é de que Guilherme Parede vai ajudar muito o Vasco na sequência da temporada. Se vai ser titular ou não, quem vai decidir é o técnico Ramon Menezes. No entanto, para ajudar o treinador nesta questão, o Esporte News Mundo conversou com quatro especialistas que conhecem muito bem o jogador.

O treinador

O primeiro deles é Maurício Dulac, auxiliar técnico de Odair Hellmann no Fluminense e que trabalhou com Parede no Internacional. Para Dulac, o atacante vai ajudar muito o Vasco na sequência da temporada.

— O Parede é um jogador de lado de campo com boa força e de um bom cruzamento pelo lado direito do campo. É um atleta que gosta de espaço para buscar o gol. Muito aplicado nas questões táticas e um ótimo atleta no dia a dia. Sem dúvidas vai ajudar muito o Vasco.

Os setoristas

O jornalista Paulo Nunes cobriu o Internacional pela Rádio Grenal e acompanhou bem de perto a passagem de Guilherme Parede por Porto Alegre. Para ele, o atacante teve um rendimento médio, porém sem deixar saudade no torcedor colorado.

— Foi um investimento considerado baixo para o clube e ele chegou para compor elenco. Era um reserva muito utilizado pelo Odair Hellmann, uma espécie de 12º jogador do time. O torcedor tinha um pouco de ranço com ele por conta dos impedimentos, que o marcou bastante por aqui. Se não fosse por isso, ele teria feito mais de 10 gols pela equipe. Foi um jogador que se doou muito nos treinos e nos jogos, se dedicava demais, marcava bastante pelo lado direito, mas deixava a desejar tecnicamente. A passagem podemos dizer que foi média, considerando o investimento baixo. No entanto, não deixou saudade.

Já Juan Pablo Estela, da Rádio Cadena 3, de Córdoba, afirmou que Guilherme Parede foi uma grata surpresa no Talleres, conquistando rapidamente um espaço na equipe e se tornando o grande destaque do time.

— Ele chegou como uma incógnita. Ninguém o conhecia aqui em Córdoba. Apesar disso se tornou um titular indiscutível, jogando como extremo pelos dois lados do campo. Preferencialmente estava sendo escalado pela esquerda. Seguramente é um jogador que o Talleres vai querer o retorno para disputar a Copa Sul-Americana de 2021. Foi uma grande surpresa, se adaptou rapidamente ao clube, a cidade. Talleres tem uma torcida muito exigente que gostou muito de Guilherme por conta de suas atuações, da sua entrega, compromisso, sendo protagonista em muitos jogos, uma peça fundamental e muito importante para a equipe argentina.

O analista

O jornalista e analista de desempenho, Rodrigo Coutinho, colunista do ENM, acredita que Guilherme Parede vai ser muito útil ao Vasco, porém não o vê como titular da equipe.

— Ele é um jogador mais maduro do que Vinícius e Talles Magno, mas não tem mais talento. A tomada de decisão dele é ruim. Tecnicamente ele é normal, mas é um jogador muito intenso, rápido, ajuda muito na marcação e é bastante útil em contra-ataque, melhor até do que o Vinícius, por ter mais força física. Mas quando o Vasco for propor o jogo, eu não o vejo como titular. Ele está abaixo dos moleques, principalmente dentro daquilo que o Ramon vem escalando os dois, como pontas posicionais, que abrem mais o campo. Para isso, o cara precisa ter qualidade no um contra um, saber o momento de driblar, fazer uma tabela, dar passe em profundidade e o Parede não tem essa qualidade. Para jogar em contra-ataque, ele se aplica bem, para jogo de proposição, não. Para alguns jogos ele vai ser bem útil ao Vasco no Campeonato Brasileiro – opinou Coutinho, que completou fazendo um comparativo com Marrony.

— Tecnicamente está muito abaixo do Marrony. Em um comparativo o Parede tem mais força física, aguenta mais as pancadas, ajuda mais na marcação, mas é menos inteligente e técnico. Em velocidade se assemelham bastante.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo