Futebol Internacional

Paris Saint-Germain confirma Christophe Galtier como o novo técnico

Foto: BERTRAND GUAY/AFP via Getty Images

O ambicioso projeto do Paris Saint-Germain tem agora um novo treinador. Aos 55 anos, o francês Christophe Galtier assume o comando do clube que vem dominando o futebol do país nas últimas temporadas e terá a responsabilidade de tentar tirar o PSG da fila por um título da Liga dos Campeões. Depois de trabalhos de destaque por Lille e Nice, Galtier chega para assumir o lugar deixado por Maurício Pochettino, que não agradou enquanto esteve no comando.

                 

Christophe Galtier nunca chegou a ser a primeira opção do PSG, que pensou inicialmente num acerto com Zinedine Zidane. As negociações, no entanto, acabaram não evoluindo por conta de uma ambição pessoal do treinador, que deseja comandar a seleção francesa após a Copa do Mundo do Catar. Outros nomes como Antonio Conte, atualmente no Tottenham, Massimiliano Allegri, da Juventus, e José Mourinho, da Roma, chegaram a ser especulados.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Apesar disso, a diretoria do PSG preferiu focar numa solução “caseira”, encontrando o seu novo treinador dentro do Campeonato Francês. Christophe Galtier vem conseguindo uma grande evolução na carreira nos últimos anos e atingiu o seu ápice durante a temporada 2020/21, quando levou o modesto Lille à conquista do Campeonato Francês, interrompendo uma sequência de três títulos seguidos do PSG. Na temporada passada, com o Nice, Galtier encerrou a competição na quinta colocação, campanha superior ao do badalado Lyon.

As negociações entre Paris Saint-Germain e Nice para a liberação do treinador duraram algumas semanas, mas foram oficialmente encerradas quando o Nice apresentou o técnico Lucien Favre, no último dia 27 de junho, confirmando o desligamento de Galtier. De acordo com o jornal francês “L’Équipe”, o contrato de Christophe Galtier com o PSG terá duração de dois anos e o clube pagou 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 54 milhões na cotação atual) ao Nice.

A demora para confirmar o novo treinador se deu por conta do processo de rescisão de contrato com Maurício Pochettino. No clube desde a temporada 2020/21, o argentino acabou desligado após o PSG acertar um pagamento de cerca de 15 milhões de euros (R$ 81 milhões). No período em que esteve à frente do clube francês, Pochettino não conseguiu agradar com as suas ideias de jogo e a eliminação ainda na fase de oitavas de final da Liga dos Campeões teve um impacto bastante negativo na avaliação de seu trabalho.

Agora no PSG, Christophe Galtier terá a responsabilidade de finalmente levar o clube ao título da Liga dos Campeões, competição que ainda não faz parte da galeria de títulos do PSG e é o principal desejo da diretoria no momento. Além disso, o treinador francês será cobrado para fazer a equipe apresentar um futebol melhor, principalmente pela manutenção de Mbappé e as presenças de nomes como Messi, Marquinhos, Donnarumma e outros no elenco.

O acerto com Christophe Galtier faz o Paris Saint-Germain voltar a ser comandado por um treinador nascido na França. Tal fato não acontecia desde junho de 2016, quando Laurent Blanc deixou o comando da equipe para a chegada do espanhol Unai Emery. Neste período, o alemão Thomas Tuchel e o argentino Maurício Pochettino também estiveram no comando da equipe francesa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo