Grêmio

Partida pela vida: A história do torcedor gremista que luta contra o câncer

Foto: Arquivo Pessoal

O torcedor fanático do Grêmio, Thiago Utzig, ou o Thiagão como é chamado pelos amigos, enfrenta uma batalha diária. Em fevereiro de 2017 Thiago, incomodado com dores constantes, foi em busca de um médico, que confirmou o diagnóstico: tumor maligno no testículo direito.

Desde então, a vida dele é uma saga. O câncer foi e voltou algumas vezes, e nesse vai e vem, Thiago precisa de acompanhamento médico constante.

Além da doença, Thiagão enfrentou outro problema: a demora para receber tratamento pelo Sistema Único de Saúde e o alto custo do tratamento particular. Logo que foi descoberto o câncer, os médicos de Thiago pediram urgência nos exames além de uma cirurgia, mas pelo SUS, o tempo de espera era de mais de um ano, e Thiago não podia esperar.

Precisando bancar o tratamento do próprio bolso, Thiago pediu ajuda de amigos, que se uniram para criar a campanha #MeAjudeAVencerOCâncer. A campanha visa arrecadar o valor necessário para cobrir o tratamento caro que o gremista é submetido.

– “Desde que eu descobri a doença eu já fiz uma cirurgia e uma raspagem. Além do tratamento de quimioterapia e radioterapia e medicação. Só depois de operar eu consegui tratamento pelo SUS, e também só a quimioterapia e a rádio” – explicou Thiago.

A campanha

Além da ajuda de familiares e amigos, foi com os times do coração que Thiago encontrou apoio. A campanha para arrecadar dinheiro para o tratamento do torcedor gremista começou com João Luiz Ferreira da Silva, mais conhecido como Preto, jogador do time do Novo Hamburgo (time que Thiago também é torcedor) em 2017 e 2018, além de ser melhor amigo de infância do Thiagão. 

– “Ele morava no meu bairro, logo que ficou sabendo da minha situação apareceu lá em casa e disse que ia ajudar a correr atrás” – contou Thiago.

Outros jogadores também abraçaram a campanha, que em seguida ganhou destaque nas Redes Sociais. Além do Novo Hamburgo, alguns jogadores do Grêmio, também entraram na partida. O ex-goleiro gremista Marcelo Grohe e o capitão do time Maicon engajaram na campanha, que não demorou a se espalhar dentro do clube.

– “Tenho vídeos do Danrlei, do Tcheco, do Carlos Miguel, do Patrício. Tem pessoas que eu nem conheço pessoalmente e me apoiaram. E hoje mantenho o contato diário com o Marcelo (Grohe), ele me manda oração todo dia de manhã” – conclui Thiago.

View this post on Instagram

Obrigado Marcelo Grohe ???

A post shared by Thiagão Camisas Oficiais (@thiagaocamisasoficiais) on

Além da doação de camisas, o torcedor do Grêmio recebe convites para comparecer aos treinos e recados em vídeo de inúmeros jogadores. Cortez, Grohe, Paulo Victor e Douglas são alguns exemplos.

A venda das camisas

Hoje Thiago trabalha como motorista de aplicativo, mas fragilizado pela doença, ele não consegue dirigir por muito tempo. Assim, a principal fonte de renda dele é a venda das camisas que ele compra, ou recebe como doação. As vendas são feitas através do Instagram de Thiago.

Além de revender as camisas, Thiago também bolou um leilão e rifas semanais, onde consegue dinheiro para se manter e manter o tratamento.

Desde 2017, quando descobriu a doença, Thiago já se viu livre por três vezes, mas o Câncer sempre reaparece. Agora Thiago está livre de Metástase (como chama quando a doença origina num órgão mas espalha para outro), e faz acompanhamento médico, mas a estrada é longa, já que o tratamento tem previsão de 5 anos de duração.

Além das consultas médicas (tudo particular), Thiago ainda gasta com remédios anti inflamatórios e para dor. Mas o mais caro são os exames, que não custam menos de mil reais. 

– “Minha próxima consulta pelo SUS é só em dezembro, porém eu tenho que fazer particular antes. Eu só ganho a consulta de graça. Os exames, como ecografia, tudo particular.” – falou Thiago

Agora, que Thiago precisa bancar o acompanhamento por cinco anos, com consultas a cada três meses, exames e medicamentos caros.

– “Eu já me curei três vezes, três vezes fiquei livre de metastase, mas voltou. Eu só vou poder dizer que tô curado depois de cinco anos, até lá eu não ganho alta” – contou Thiago

Recomeçando do zero

O torcedor do Grêmio agora depende quase totalmente do dinheiro que faz com as camisas para pagar o restante do acompanhamento.

Sem conseguir manter uma rotina de trabalho como motorista de aplicativo, e com a crise do Coronavírus, Thiago precisa de ajuda para recomeçar do 0. Ele e a esposa, que no momento está desempregada, estão se virando como podem. Enquanto não consegue voltar a trabalhar, Thiago e segue com as rifas e leilão das camisas. 

Tudo que Thiago quer, agora, é conseguir recomeçar a vida. Dessa vez, sabendo que pode contar com a solidariedade dos amigos gremistas.

Para ajudar o Thiago na luta contra o câncer, doe pela Vakinha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo