Mercado da bola

Patrick de Paula deixa o Palmeiras após gols decisivos e títulos; confira marcas da cria

Patrick de Paula Palmeiras
Entre os jogadores que subiram da base desde 2020, Patrick é o único que tem mais de cem jogos pelo Verdão Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O volante Patrick de Paula se acertou com o Botafogo nesta segunda-feira (21), e deixou o Palmeiras depois de mais de dois anos como Profissional do Verdão. A transferência foi fechada em 6 milhões de euros (cerca de R$ 33 milhões, na cotação atual) por 50% dos seus direitos econômicos (falta, ainda, o anúncio oficial do clube).

                 

Nascido no Rio de Janeiro, foi contratado pelo Alviverde após ter se destacado na Taça das Favelas, em 2017. Na base, teve ótimo desempenho e conquistou diversos títulos na categoria sub-20, como o Brasileirão 2018, a Copa do Brasil 2019 e os Paulistas de 2017, 2018 e 2019. Assim, foi promovido para o Profissional no início de 2020.

No total, foram 102 jogos disputados (62 como titular), oito gols e cinco assistências. Deixou seu nome na história do clube, conquistando cinco títulos (Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores 2020, Libertadores 2021 e Recopa Sul-americana 2022). Em todos estes, à exceção da Recopa, foi jogador importante do elenco, tendo sido titular na final do estadual e só não foi também na Copa do Brasil, pois acabou contraindo Covid-19 às vésperas dos duelos decisivos.

No Paulista, por exemplo, fez o gol da classificação alviverde para a final, diante da Ponte Preta, no Allianz Parque. Além disso, no mesmo estádio, bateu o pênalti decisivo que deu à torcida o seu 23º título estadual, diante do arquirrival, Corinthians. Mesmo com apenas 20 anos, pediu para bater a penalidade final e mandou um chute forte, no ângulo do goleiro Cássio.

Teve grandes atuações, também, na Libertadores 2020, que acabou consagrando a base do clube. Além dele, Danilo, Wesley, Gabriel Verón e Gabriel Menino foram peças fundamentais na campanha. Na edição de 2021, marcou dois gols nas quartas-de-final, em clássico contra o São Paulo (um no Morumbi e um no Allianz Parque), ajudando a eliminar o rival. Aliás, ele conseguiu o feito de já ter balançado as redes dos três rivais.

+Palmeiras encerra fase de grupos do Paulistão acumulando recordes; confira

No total, o camisa 5 foi o quarto jogador com mais partidas pelo clube em 2021: 60, atrás de Weverton, com 61, Raphael Veiga, com 67, e Gustavo Scarpa, com 70 – este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março. De todas as crias que foram promovidas desde 2020, Patrick é o que mais jogou, com suas 102 partidas.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Com a afirmação e a regularidade de Danilo e Zé Rafael como dupla de volantes, a cria acabou tendo menos espaço no final de 2021, e iniciou 2022 ainda mais atrás, com as contratações realizadas. Jailson e Atuesta chegaram, e acabaram atuando mais com Abel neste ano. Eles, inclusive, acabaram “tirando” as vagas de Patrick e Menino no Mundial de Clubes, em fevereiro. Tudo isto acabou pesando para a diretoria aceitar a oferta do Fogão, ficando ainda com mais 50% dos direitos do atleta, pensando no futuro. Em General Severino, Patrick de Paula deverá jogar muito mais e ter o status de um dos principais jogadores do time.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo