Conmebol Libertadores

Patrocinador e Observatório da Discriminação Racial lançam campanha contra racismo na Libertadores

Foto: Divulgação

Depois de um grande número de casos de racismo em competições sul-americanas neste primeiro semestre de 2022, a Amstel, patrocinadora da Copa Libertadores, e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, lançaram uma campanha de combate ao preconceito e a discriminação. O movimento “Barulho Contra o Racismo”, que teve início nesta terça-feira, com o começo das oitavas de final da Liberta, tem como objetivo convocar torcedores, formadores de opinião, jogadores, ex-atletas e influenciadores a se manifestarem contra o racismo nos estádios e quebrarem o silêncio quando o presenciarem este tipo de ato.

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Além disso, através desta parceria, o Observatório e o Projeto Primeira Pele Preta, que visa dar protagonismo a luta racial dos personagens negros, vão ampliar suas atuações prestando consultoria psicológica e jurídica para vítimas de discriminação racial. Na página do movimento, é possível baixar o “Manual Antirracismo no Esporte”, desenvolvido pelo Observatório, além de poder solicitar assistência jurídica e psicológica através de um formulário.

– É urgente que os casos de discriminação racial no futebol não sejam mais tolerados, afinal, racismo não se tolera, racismo se combate. Não podemos aceitar que mais casos continuem acontecendo, e, por isso, precisamos quebrar o silenciamento e fazer barulho. Indo além das denúncias, a parceria com a Amstel vai servir para que possamos dialogar, prestar assessoria jurídica e psicológica às vítimas. Queremos não só denunciar os casos mas, principalmente, criar uma rede de apoio e acolhimento às vítimas – afirmou Marcello Carvalho, diretor do Observatório do Racismo no Futebol.

Desde 2014, o Observatório trabalha no monitoramento das denúncias de racismo no futebol brasileiro, produzindo relatórios anuais e acompanhando os casos e seus desobramentos.

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Nas partidas das oitavas de final da Libertadores, a Amstel utilizará os seus painéis de publicidade nos campos e de anúncios geolocalizados para comunicar para cerca de 300 mil torcedores presencialmente durante as próximas partidas do Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Athletico-PR e Fortaleza. Além disso, também será feita uma inserção durante a transmissão do SBT e, nas redes sociais da marca e do Observatório serão publicados conteúdos com influenciadores e ex-jogadores.

– Há anos, a Amstel busca promover discussões relevantes que possam contribuir para a sociedade por meio de suas iniciativas. E dentro do nosso patrocínio à Conmebol Libertadores não é diferente. Nos unimos ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol com o intuito de criar cada vez mais diálogo sobre esse tema e apoiar esta organização que compartilha de nossos valores e trabalha na construção de um futebol mais inclusivo e respeitoso – afirmou Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas Mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil.

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