Athletico

Paulo Autuori exalta performance do Athletico em vitória contra o Flamengo: “A questão não é ter a bola, mas como tê-la”

Foto: Reprodução/Athletico

Neste domingo (24), o Athletico derrotou o Flamengo em casa por 2 a 1, gols de Renato Kayzer e Abner pelo Furacão  e Gustavo Henrique pelos cariocas. Com este resultado o Furacão subiu uma posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2020, e agora ocupa a 11ª colocação com 42 pontos ganhos e Paulo Autuori comentou sobre o desempenho do time, os pontos positivos e os destaques do time.

  • Acho que a equipe fez um grande jogo hoje. Enfrentar o Flamengo é sempre difícil, em qualquer circunstância. Mas hoje no aspecto tático e estratégico, nós estivemos muito bem. Essa conversa de que teve mais a bola e que tentou, no futebol cada vez mais se torna uma grande falácia. A questão não é ter a bola, mas como tê-la. O Flamengo sabe usar isso muito bem e nós fomos muito efetivos na maneira que bloqueamos as possibilidades. 

Paulo Autuori comenta também sobre o trabalho que foi feito para recolocar o Athletico na parte de cima da tabela::

  • Futebol é um trabalho coletivo. Sou totalmente contra o protagonismo absurdo que se dá aos treinadores hoje. Os protagonistas são os jogadores. Sou obsessivo em construir um grupo de trabalho. Minha primeira preocupação foi de resgatar um ambiente de solidariedade entre os jogadores. E fizemos com que os jogadores, de uma maneira gradativa, adquirissem alguns conceitos que estão sendo muito importantes.

Outro ponto abordado foi a mudança no esquema tático para um jogo com três zagueiros: 

  • O aspecto dos três zagueiros foi porque o Richard não aguentou e pediu para ser substituído. Como o Alvarado já havia entrado, a opção era colocar mais um zagueiro e o Flamengo já havia marcado o gol na bola parada. Ao mesmo tempo que entrou um zagueiro, entrou o Khellven, um jogador mais agudo e com muita mobilidade o que nos deu a possibilidade de subir um pouco mais e pressionar os homens do Flamengo. E quando dá certo, é mérito dos jogadores que souberam interpretar o que foi proposto.  

Autuori criticou a equipe do VAR pelo lance do gol do Flamengo:

  • Ficou claro que ao repetir as imagens, a televisão cortou a imagem no momento. Só mostrou a imagem final. Nossos analistas têm a imagem. Ficou claro o movimento do empurrão. Quem é do VAR prejudicou muito o Vuaden que é um grande árbitro, sempre foi, e continuará a ser. Pelo menos deveria ter chamado para dar uma checada. Mas a equipe conseguiu superar aquele momento do gol e conseguiu ganhar o jogo, parabéns a equipe.

O próximo compromisso do Athletico será no dia 31 de janeiro, quando o Furacão visita o Ceará no Castelão às 19h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020. O rubro-negro ocupa a 11ª posicao na tabela do Brasileirao, com 39 pontos ganhos.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo