Futebol Internacional

Pausa no calendário europeu coloca últimos ajustes antes da repescagem da Copa do Mundo

Seleção italiana de futebol Copa do Mundo
Divulgação/Azzurri

O ano de Copa do Mundo é diferente para todos os envolvidos diretamente no futebol. Os ajustes tanto na preparação do evento quanto nas Seleções são cruciais para que a competição possa ocorrer tranquilamente e da melhor maneira possível. No futebol europeu, a pausa no calendário serve também para algumas seleções da Europa encontrarem os últimos instantes antes da repescagem para o torneio. Em compensação, outros países já possuem as chaves conhecidas e já traçam o cronograma para a Copa do Mundo.

A Itália, por exemplo, que busca a classificação convocou jogadores para um período de treinamentos como um preparativo para a repescagem europeia. Tetracampeã mundial, a Azzurra sabe que terá uma missão muito dura para alcançar a Copa do Mundo podendo até enfrentar Portugal de Cristiano Ronaldo. Todos os ajustes do técnico Roberto Mancini visam unir o grupo e aumentar as alianças entre o elenco que deve ser convocado para os confrontos decisivos em março.

Nas Américas e Ásia, muitas seleções ainda almejam garantir a classificação. Enquanto Brasil e Argentina estão confirmados no torneio, a América do Sul possui duas vagas diretas e a vaga de repescagem ainda em aberto. Enquanto isso no outro lado do planeta, o Irã foi o primeiro país da sua eliminatória a garantir a vaga no Catar. Até o fim dessa janela de confrontos é esperado que os outros três classificados sejam definidos no continente.

Mesmo quem já está classificado ainda busca finalizar algumas ideias, testar peças e encontrar soluções para problemas. O time do técnico Tite enfrenta nesta quinta, 27, o Equador com a vaga assegurada, mas em busca de encontrar novas opções. Uma delas pode ser Philippe Coutinho, meia do Aston Villa, e que vinha em baixa no Barcelona. Novas oportunidades também não estão descartadas como Gabriel Magalhães, zagueiro do Arsenal, e Alex Telles, lateral esquerdo do Manchester United.

Até dezembro, todas as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo já terão seus adversários definidos e os caminhos traçados para o Catar. No dia 21 de novembro, no Estádio Al Bayt, o principal torneio de Seleções do mundo será iniciado para definir um novo campeão ou velho conhecido, mas, claro, marcando a história como sempre foi desde os primórdios em que esse esporte foi criado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo