Outros clubes

Paysandu vence Treze em casa e conquista primeira vitória na Série C

Paysandu

Neste sábado (22), o Paysandu recebeu o Treze no Estádio da Curuzu e venceu o time paraibano  por 1 a 0, com gol marcado por Nicolas, aos 34 do segundo tempo, em confronto válido pela 3ª rodada da Série C. A equipe paraense havia tropeçado nos dois primeiros compromissos pela terceira divisão nacional, e nesta partida contra o Treze sacramentou a primeira vitória e o primeiro gol marcado pelo clube de Belém na competição. 

Já o Treze perde sua segunda partida consecutiva na Série C. Na estreia contra o Santa Cruz, até jogou bem mas levou a virada aos 50 minutos do segundo tempo, no Arruda, em Recife. O Treze tem um jogo a menos, pois a partida contra o Imperatriz, que marcaria a estreia dos dois times, foi adiada devido a 12 jogadores do time maranhense apresentarem testes positivos para Covid-19 antes da partida.

Detalhes da partida

O jogo em Belém já tinha uma atmosfera de apreensão por parte das duas equipes, que até então não vinha rendendo bem na Série C. O Paysandu que não tinha vencido e nem marcado gols e o Treze que tinha sofrido um revés doloroso contra o Santa Cruz dias antes.

No primeiro tempo, o Treze teve ações mais efetivas no jogo. Nos minutos iniciais do jogo o Paysandu teve dificuldades para efetivar seu estilo de jogo, devido a estratégia de jogo do time de Campina Grande, que adotava uma marcação em bloco alto, dificultando a saída de bola do Paysandu. Outra característica desse estilo de jogo do Treze é a exploração do lado esquerdo do campo com Gilmar e as bolas aéreas. Mesmo com as dificuldades e limitações ofensivas, o Paysandu tentava investir na velocidade de Vinícius Leite e Mateus Anderson.

Ainda no primeiro tempo, a partida foi marcada por poucos lances ofensivos, sem emoção e criatividade por ambos os times. No segundo tempo o Paysandu voltou com mais disposição, mesmo diante das suas limitações, e tentou ser mais incisivo no ataque, o que fez com que o Treze se desorganizasse e perdesse os sentidos na segunda etapa.

E aos 19 minutos veio o agravante para o lado trezeano. Alex Santana levanta demais o pé, atinge o Vinícius Leite com uma voadora e é expulso de campo, deixando o Treze em inferioridade numérica numa etapa onde o Treze já estava sendo acuado.

Após a expulsão, o Galo teve que recuar e o Paysandu conquistou um espaço que até então não havia conquistado no jogo, transformando o jogo em um ataque-defesa. E de tanta pressão paraense os paraibanos não suportaram. Aos 33, Micael cruzou da direita e Nicolas cabeceou para o gol. 1 a 0 Paysandu.

Nicolas marcou o primeiro gol do Papão nesta edição da Série C (Foto: Jorge Luiz/ Paysandu Sport Club)

O Paysandu continuou pressionando e por pouco não ampliou o marcador, com Juninho batendo falta e Wanzeler colocando para escanteio; e, em contra-ataque, Nílson Jr. cortou uma bola que ia em direção a Nicolas que estaria em livre condição para finalização. Mas o 1 a 0 fechou a conta na Curuzu.

Após a partida, o técnico do Treze, Moacir Júnior, destacou que seria uma partida difícil e pede calma, que os resultados aparecerão. “A gente já previa dificuldades. Fomos içados a fazer dois jogos fora de casa (contra Santa e Paysandu), fizemos dois bons jogos mas com resultados que não nos agrada nada e está muito longe daquilo que a gente imaginava. Mas é momento de ter a cabeça no lugar, se faz necessário ter uma reação já no próximo jogo e a gente não pode ter, em nenhum momento, terra arrasada, e temos que ter tranquilidade”, destacou o técnico trezeano.

Escalações

Paysandu: Gabriel Leite; Netinho (Caíque Oliveira), Micael, Perema e Diego Matos; Uchôa, PH (Alan Calbergue) e Luiz Felipe (Juninho); Mateus Anderson (Uiliam Barros), Vinícius Leite (Alex Maranhão) e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos

Treze: Paulo Wanzeler; Léo Pereira, Breno Calixto, Nilson Júnior e Gilmar; Robson (Caxito), Vinícius Barba (Alisson Cassiano), Douglas Lima (Rezende), Alex Santana e Tales (Edson Carioca); Frontini (Ermínio) Técnico: Moacir Júnior

Paysandu conhece primeira glória na Série C

O Paysandu que vinha contestado conseguiu a primeira vitória e, também, marcar o primeiro gol na competição. Após um empate em 0 a 0 na estreia com o Santa Cruz e perder por 2 a 0 para o Vila Nova em Goiás, fez com que a pressão em cima do Papão crescesse. O setor ofensivo do time estava sendo duramente criticado, por não apresentar resultados, seja com gols ou com dinamismo dentro dos jogos.

Treze joga bem mas perde o controle novamente

O Treze novamente faz partidas distintas dentro de um único jogo. Repetindo a mesma história do jogo contra o Santa Cruz, fez um primeiro tempo razoavelmente bom, e caiu de produção na segunda etapa, dando espaços para o adversário e perdendo o controle – até emocional – durante a partida. Também ficou nítido neste jogo que o Treze precisa de reposições pontuais para o time, que carece de jogadores de criatividade e solidez.

Situação dos clubes

Com o resultado desta noite, o Paysandu soma quatro pontos e assume a 4ª colocação do grupo A. Já o Treze segue sem pontuar na Série C, são duas derrotas e a equipe paraibana assumiu a lanterna (10ª posição) da chave A.

O próximo compromisso do Paysandu será no próximo sábado (29), contra o Manaus na Arena da Amazônia, às 19h, pelo horário de Brasília. O Galo da Borborema jogará no próximo domingo (30), também pela Série C, onde recebe o Ferroviário no Estádio Amigão, em Campina Grande. O confronto reeditará a final da Série D de 2018, vencida pelo time cearense no mesmo estádio. A partida ocorrerá às 20h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo