Cruzeiro

Pedro Mesquita, head de investimentos da XP, fala sobre futuro do Cruzeiro: ‘Vai ter que passar por um choque de gestão’

Foto: Divulgação / Cruzeiro

Em processo de reestruturação após se tornar clube-empresa, o Cruzeiro já está com o planejamento 2022 em andamento. Reformulação do elenco, mudança estrutural na diretoria e pagamento de dívidas são algumas das prioridades.

                 

Em entrevista ao GE, Pedro Mesquita, head de investimentos da XP, empresa parceira do Cruzeiro, que auxiliou a captação de Ronaldo Fenômeno, falou sobre o futuro do clube e os próximos passos que serão tomados.

‘CHOQUE DE GESTÃO’

Pedro Mesquita afirmou que a Raposa passará por um ‘choque de gestão’ durante os próximos meses e destacou que Ronaldo será fundamental para a retomada da credibilidade do clube.

-O Cruzeiro vai ter que passar um choque de gestão, vai ter que passar por um período de reestruturação. O Cruzeiro tem uma dívida de R$ 1 bilhão. Você tem que realmente fazer frente a essas dívidas. O Cruzeiro tem dívida na Fifa, com clubes, que hoje, por exemplo, tem que pagar uma dívida de transfer ban. Então, para começar o Campeonato Mineiro, tem que pagar uma dívida de R$ 22 milhões e tem mais outras dívidas que podem chegar nessa situação ainda no ano de 2022. Ou seja, tem um trabalho grande de reestruturação. Se você gastar mais do que ganha na sua casa, você entra em concordata. Então é o pensamento antigo que fazia com que os times chegasse nessa situação. O Cruzeiro, infelizmente, foi objeto de gestões muito ruins, que fizeram com que o clube chegasse uma situação e irresponsáveis, porque não tinha um dono. Então, eu acho que o Ronaldo vai trazer a credibilidade ao clube na praça e, aos poucos, o Cruzeiro vai conseguir ajustar e alçar voos que teve no passado.

TRANSIÇÃO 

Em comunicado oficial divulgado na última semana, o Cruzeiro revelou que, durante os próximos 120 dias, o clube passará por um forte processo de transição. De acordo com Mesquita, o período será importante para que a equipe de Fenômeno se habitue ao clube.

-Quando se muda um governo, tem a equipe de transição, que entra antes para poder… simplesmente você não desliga uma chave de uma empresa grande e liga outro dia. Basicamente, são as pessoas do Ronaldo entrando na estrutura atual, se conectando às estruturas atuais e começando a tomar decisões em conjunto.

Veja também: Nome de Alexandre Pássaro ganha força nos bastidores do Cruzeiro

IMPORTÂNCIA DO TORCEDOR

Perguntado sobre o investimento imediato para a temporada 2022, Mesquita afirmou que ainda há de se analisar muita coisa internamente e destacou que, sem a torcida, Fenômeno não conseguirá reerguer o Cruzeiro.

-Primeiro precisamos ver o que tem de dívida nesse ano, o que precisa ser solucionado. Quais as emergências que o Cruzeiro tem. Do ponto de vista de receita, o Cruzeiro antecipou muita coisa já, contratos de televisão, contratos de patrocínio. Realmente, precisa se ver qual o tamanho do buraco para se entender o que vai ser necessário no primeiro ano. Realmente, é uma situação muito grave. E o Cruzeiro precisava, urgentemente, da injeção de capital, porque o clube está, realmente, insolvente. É uma situação delicada, mas um clube gigante. O Ronaldo, sem a torcida, não vai conseguir fazer o Cruzeiro voltar. Torcedor consumindo o clube é muito importante que o Cruzeiro consiga se reerguer e, novamente, alçar voos que o Cruzeiro sempre alçou e, com o Ronaldo, voos maiores no longo prazo.

TRANSFER BAN

Questionado sobre o transfer ban, Pedro Mesquita desconversou e afirmou que ainda não há previsão para pagamento. Para 2022, a Raposa já anunciou diversos reforços e, para que possa regularizá-los, terá que quitar a pendência o mais rápido possível.

-Ela precisa ser resolvida, mas de novo, a turma está trabalhando. Não existe nenhuma previsão. Existe vontade de fazer certo e muito trabalho. Isso que está na cabeça da turma.

Veja também: Luxemburgo afirma não saber se permanece no Cruzeiro: ‘Decisão do Ronaldo tem que ser respeitada’

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo