Fortaleza

Pela sexta vez o Fortaleza chega às semifinais da Copa do Nordeste; confira todas as campanhas

Foto: Mateus Lotif/FortalezaEC

Na noite desta terça-feira (22), o Fortaleza se classificou para as semifinais da Copa do Nordeste 2022 após vencer por 5 a 1 a equipe do Atlético-BA. Dessa forma, na próxima fase encara o vencedor do duelo entre Botafogo-PB e Náutico, que será disputado na quarta-feira (23).

Leia Também:

+ Atuações ENM: Yago Pikachu se destaca e Renato Kayser vai bem em goleada do Fortaleza; veja as notas

+ De virada, o Fortaleza goleia o Atlético-BA e avança à semifinal da Copa do Nordeste

Essa será a sexta vez que o Tricolor do Pici irá disputar a semifinal da competição regional. Nos últimos quatro anos, o Leão chegou em todas as oportunidades a essa fase. Avançando apenas uma vez a final, quando ganhou o seu único título em 2019. Conheça, assim, todas as campanhas em que o tricolor chegou nas semifinais do Nordestão:

Bahia x Fortaleza – 2001

Com um time histórico, a famosa “Jangada Atômica” faria história nessa temporada pelas grandes campanhas. No entanto, a primeira vez do Leão nas semifinais da competição não seria fácil. Depois de passar em terceiro lugar no grupo geral, o time de Ferdinando Teixeira enfrentaria o Bahia de Evaristo de Macedo.

A partida foi realizada na Fonte Nova, em Salvador, e, com o estádio lotado, o Esquradrão venceu o Fortaleza por 2 a 1. Washington e Capixaba fariam para os baianos e Junior Amorim descontaria para o Leão. O Bahia terminaria aquele torneio como campeão, vencendo o Sport Recife na final por 3 a 1.

Fortaleza x Campinense – 2013

O time cearense só voltaria a jogar uma semifinal após 12 anos, muito devido a paralisção da competição de 2003 a 2010. Assim, na primeira fase, o Fortaleza do técnico Vica passou em segundo do Grupo B e se classificou para as quartas de final para encarar o Santa Cruz. Num duelo de ida e volta bem movimentados, o Tricolor do Pici venceu por 5 a 4 no agregado e avançou.

A disputa por uma vaga na final seria contra a equipe do Campinense, que havia eliminado o Sport. No agregado as equipes ficaram no 2 a 2, mas os gols fora de casa mandaram o Tricolor novamente para casa, adiando novamente sua ida a final. Assim, em dois jogos dificeis e tensos, foram os paraibanos que chegaram a final, onde foram vencedores.

Fortaleza x Santa Cruz – 2019

Depois de várias eliminações na primeira fase, o Fortaleza faria a sua melhor campanha e seria campeão da competição neste ano. Comandado pelo Treinador Rogério Ceni, o Leão enfrentaria o Santa Cruz pelas semifinais dessa edição. Em jogo único, a partida foi feita na Arena Castelão e terminou com a vitória por 1 a 0, com gol de Romarinho. Jogador que até então era um dos mais contestados pela torcida.

A campanha do título começou com uma primeira fase quase impecável, sendo líder do Grupo A com apenas uma derrota. Adiante passaria pelo Vitória por 4 a 0, nas quartas, e como dito eliminou o Santa Cruz nas semis. Na primeira final de sua história, o Tricolor enfrentou o Botafogo-PB e, com duas vitórias de 1 a 0, se sagrou campeão do Nordeste pela primeira vez.

Fortaleza x Ceará – 2020

O Fortaleza chegou como favorito nesta edição após uma bela campanha no Brasileirão do ano anterior. Dessa forma, o clube fez novamente uma ótima primeira fase e passou em primeiro. Entretanto, é importante lembrar que essa edição foi interrompida devido a pandemia da Covid-19 e voltou apenas em julho, quatro meses depois. A Bahia foi o estado escolhido para ser sede única do restante da competição.

Dito isso, nas quartas, o Tricolor ainda comandado por Rogério Ceni estaria de frente com o gigante Sport. A partida acabou sem gols e o Leão do Pici avançou nós pênaltis. Um Clássico Rei definiria as semifinais dessa edição. O duelo histórico terminou com a vitória do Ceará por 1 a 0, mandando seu maior rival para casa. Na final, o Alvinegro ainda superou o Bahia e venceu seu segundo título.

Fortaleza x Bahia – 2021

Após 20 anos, Fortaleza e Bahia se reencontravam em uma semifinal de Copa do Nordeste. A campanha do Leão começa com muita desconfiança devido a péssima campanha no Brasileirão do ano anterior, quando quase foi rebaixado. A equipe de Enderson Moreira passou em primeiro no grupo A e nas quartas de final eliminaria o CSA por 2 a 1 na Arena Castelão.

O duelo das semifinais dessa vez seria contra o Bahia. Num jogo difícil, as equipes ficaram no 0 a 0, levando a disputa por uma vaga na final para os pênaltis. No fim, o Fortaleza seria novamente eliminado pelos baianos. O campeão desse ano seria o Esquadrão, vencendo o Ceará nos pênaltis.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebookInstagram e YouTube.

Em 2022, o Leão chega novamente a uma semifinal, sendo a quarta vez seguida nos últimos anos. O elenco de Vojvoda busca levar o clube novamente a uma final após três anos de espera.

Fato curioso sobre as vezes em que o time chegou as semifinais é que todas as equipes que eliminaram o Fortaleza nessa fase se sagraram campeões do torneio. Atualmente, o adversário da vez será o vencedor de Botafogo-PB e Náutico.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo