Exclusivo

Pelé 80 anos: Apesar da rivalidade, jornalistas argentinos reverenciam a figura do Rei para o futebol mundial

(PATRICK KOVARIK/AFP via Getty Images)
POR GABRIELLA BRIZOTTI E EDSEL BRITTO

Existem rivalidades no futebol que transcendem décadas e ficam vivas nas memórias dos torcedores anos a fio. Mesmo não tendo jogado ao mesmo tempo, o embate entre Pelé e Maradona movimenta paixões entre brasileiros e argentinos. Algo que chegue a se comparar ao que foi visto de qualidade e excelência da duplas nos tempos atuais, só mesmo o antagonismo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Mas mesmo, assim não chega aos pés de dois dos maiores jogadores da história do futebol.

                 

Além da rivalidade em números, títulos e encanto dentro de campo, a discussão em torno de Pelé e Maradona acirra também os ânimos do embate entre Brasil e Argentina. Talvez o confronto com maior carga emocional do futebol mundial, brasileiros e hermanos sempre divergem em que foi maior. Para os argentinos, El Pibe é considerado Deus e com o surgimento de Messi, colocam o Rei do futebol em terceiro nesta disputa. É pelo menos a opinião de Enzo Sengiali, repórter do Secta Deportiva, ouvido pelo Esporte News Mundo.

“Aqui na Argentina nós temos o Pelé como um dos melhores jogadores da história, atrás do Maradona e do Messi. Sobretudo consideramos ele um ganhador muito emblemático, no Santos que venceu a Libertadores de 62 e 63 e as três Copas do Mundo que ele venceu com a Seleção Brasileira, que é impossível não falar. Falando mais de estatísticas, o Pelé tem mais Copas do Mundo que a Seleção Argentina. Por tudo isso que ele conquistou, nós temos um respeito bastante grande por ele, não só aqui na Argentina, mas como em todo o mundo”, afirma o jornalista.

https://www.instagram.com/p/CGsriqTnBm2/

Companheiro de Enzo no Secta Deportiva, Franco Russo destaca que os mais jovens veem Messi como maior que a dupla Maradona e Pelé por não terem acompanhado nenhum dos dois em campo, mas não titubeia em apontar que o camisa 10 do Barcelona ainda não está no nível da dupla.

“Tem uma rivalidade histórica muito grande entre Maradona e o Pelé, talvez agora podemos até citar o Messi. Já que o Messi atualmente é o mais falado na Argentina, o Maradona ficou como uma velha nostalgia, já que somente as pessoas de mais de 30 anos viram ele jogar e sair campeão do mundo em 86. A verdade é que as pessoas menores de 30 anos, quando escutam o debate Maradona x Pelé, vão responder que o Messi é melhor que os dois. Agora falando um pouco de Maradona x Pelé, aqui na Argentina mesmo a pessoa que mais odeia o Maradona, nunca vai dizer que o Pelé é melhor, isso não existe. Não conheço argentinos que digam que o Pelé é maior que o Maradona, é até por uma questão de orgulho, as vezes nem analisamos os números, até poderia haver argumentos, mas aqui ninguém vai analisar racionalmente. É uma disputa, mas nos últimos anos ficou um pouco de lado pela presença do Messi”, diz o jornalista argentino.

Já Eduardo Salim, da TVPublica Argentina, vai um pouco na contramão de seus colegas, mas não deixa de dar uma pitada de ironia ao citar o legado de Pelé. Para o jornalista, Pelé incomparável com Maradona em quesito titulos e legado, mas afirma que o Rei sempre teve grandes ajudantes por onde passou.

“Para muitos argentinos existe essa comparação, por uma questão de patriotismo, pela rivalidade com o Brasil. Para mim não existe essa rivalidade, eram jogadores muito diferentes. O Pelé fez mágica no campo, o Maradona também, mas o Pelé esteve rodeado de jogadores excepcionais, Coutinho, Toninho, Garrincha. Os jogadores que jogaram com o Pelé, acredito que não precisavam melhorar em nada, eram fantásticos. Por outro lado, o Maradona, os jogadores que o acompanharam em suas equipes (Argentinos Jrs, Boca Juniors e equipes da Europa), tinham muita diferença em relação ao futebol do Maradona, estavam muito longe de ser algo parecido com ele. Isso diferencia o Maradona do Pelé, ele levava a equipe sozinho, ganhava as partidas praticamente sozinho. Mesmo que a Argentina jogasse mal, ele que fazia os gols, podemos comparar mais o Maradona com o Messi, mas não com o Pelé. Eu gostaria de poder ter visto o Pelé com jogadores de menor nível, igual foi com o Maradona, mas o Pelé teve sorte de sua geração ter grandíssimos jogadores.”

O fato inegável é que nos 80 anos de Pelé, por mais que a rivalidade fale mais alto, o Rei do futebol segue sendo reverenciado em todas as partes do mundo e seu legado para o esporte passa de geração em geração sem que o encanto se acabe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo