Olimpíadas

Pentatlo moderno: conheça a modalidade que começa nesta quinta

Pentatlo moderno: conheça a modalidade que começa nesta quinta
Foto: Divulgação/Pentatlo

Começam na manhã desta quinta-feira (05) as provas do pentatlo moderno, esporte olímpico que engloba cinco modalidades diferentes em uma única competição: equitação, esgrima, tiro, natação e corrida. Dividida em três dias de competição, um para as provas de esgrima masculina e feminina, um para as provas de natação, equitação e laser-run femininas e um último dia para as mesmas provas, desta vez na classe masculina.

                 

Presente nas Olimpíadas desde a edição de Estocolmo 1912, o pentatlo moderno era disputado somente por homens até Sydney 2000, quando as mulheres participaram da modalidade pela primeira vez. Apesar de não ter grande tradição nacional, o Brasil teve representantes no pentatlo em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde Atenas 2004, e nossa atleta de maior destaque é Yana Marques, que disputou três Olimpíadas e chegou a conquistar uma medalha de bronze, em Londres 2012.

Em Tóquio 2020 o Brasil será representado pela atleta carioca Ieda Guimarães, de apenas 20 anos, que disputará sua primeira edição dos Jogos Olímpicos. Confira a seguir um pouco mais sobre o formato da competição do pentatlo moderno.

+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

A modalidade começa com a prova de esgrima, disputada um dia antes da disputa principal e utilizando a espada. No dia principal, a primeira prova é a de 200m livre na natação, seguida por uma prova de saltos no hipismo, sempre com cavalos fornecidos pela organização e sorteados entre os atletas, que têm 20 minutos para se familiarizarem com o animal.

Por fim, a etapa final é a combinação da corrida com o tiro, chamada laser run. Ela consiste em uma prova de 3200m com quatro paradas em estações de cinco alvos, os quais o atleta deve acertar utilizando uma pistola a laser. A classificação final do pentatlo moderno é definida pela ordem de chegada desta prova.

Leia Mais:

+Conheça Ieda Guimarães, a representante brasileira no pentatlo moderno

+Escalada: confira o que rolou na etapa classificatória da modalidade

+Basquete: com placares apertados e um passeio estadunidense, confira como foram as quartas do basquete feminino

+Beisebol: Japão confirma o favoritismo e está na final; confira os resultados do dia

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo