Futebol americano

Perfil da NFL no Brasil divulga as três maiores jogadas de todos os tempos

NFL
(Crédito: Reprodução/NFL)

A NFL Brasil divulgou na última sexta-feira (26/06), as três maiores jogadas de todos os tempos, eleitas pela NFL Network. A ação fez parte da celebração pela centésima temporada, onde a entidade escolheu 100 jogadas que fazem parte da história do Futebol Americano. Confira os lances:

3° Lugar: Helmet Catch – Super Bowl XLII – temporada de 2007

Abrindo o pódio, uma jogada que aconteceu no Super Bowl XLII. Na ocasião, o New York Giants enfrentou o New England Patriots, em Glendale/ Arizona, pelo Lombardi Trophy. No 4° período, Eli Manning e o ataque dos Giants se encontravam em uma 3° para cinco jardas, com 1:15 no cronômetro do 4° período, e quatro pontos atrás no placar. Ao sair o snap, os jogadores de linha defensiva, Richard Seymour e Jarvis Green, pressionaram Manning para sair do pocket. O quarterback dos Giants fez um passe para o wide receiver David Tyree, que batalhou com o safety Rodney Harrison e fez a recepção com o auxílio do capacete. No total, foram ganhas 37 jardas nessa jogada, essencial para seguir com a campanha. Assim, os Giants seguiram no ataque e viraram o jogo com um passe de Manning para o touchdown de Plaxico Burress, com 35 segundos restantes no relógio. Com a vitória, os Giants conquistaram o terceiro título da história da franquia.

2° lugar: The Catch – NFC Championship Game – temporada de 1981

Em segundo lugar, foi eleita a The Catch (a recepção). A jogada ocorreu durante a disputa do título da NFC de 1981, entre San Francisco 49ers e Dallas Cowboys, no Candlestick Park. Com 4:54 no cronômetro do 4° período e o placar de 27-21 favorável aos Cowboys, o ataque de San Francisco, liderado pelo lendário quarterback Joe Montana, começou uma campanha de 14 jogadas caminhando 83 jardas para vencer o primeiro título de conferência da franquia. O golpe final veio com um passe de Montana para o touchdown do wide receiver Dwight Clark a 51 segundos do fim do jogo. Após a vitória, por 28-27, os 49ers derrotaram o Cincinnati Bengals no Super Bowl XVI e, assim, venceram o primeiro dos cinco títulos da franquia.

1° lugar – Immaculate Reception – AFC Divisional Round – temporada de 1972

E a maior jogada da história da NFL é a Immaculate Reception (recepção imaculada), ocorrida no jogo entre Pittsburgh Steelers e Oakland Raiders, nos playoffs de divisão da AFC, em 1972. Os Steelers, que jogavam no antigo Three Rivers Stadium, encaravam uma 4° para 10, na linha de 40 jardas do campo de defesa. Com 22 segundos no relógio e o placar de 7-6 favorável à Oakland, o quarterback dos Steelers, Terry Bradshaw, fez um passe procurando o wide receiver John Fuqua. No entanto, Fuqua levou uma paulada do safety dos Raiders, Jack Tatum. Com isso, a bola sobrou nas mãos do running back dos Steelers, Franco Harris, que correu 60 jardas para marcar o touchdown da vitória por 13 – 7 de Pittsburgh.

+ Cam Newton assina com o New England Patriots

Entretanto, há uma grande controvérsia por trás da jogada. Nas regras antigas da NFL, se a bola tocasse em um jogador do ataque, apenas o mesmo poderia fazer a recepção. Então se a bola tocou em Fuqua, do ataque dos Steelers, apenas ele poderia ter feito a recepção. Além disso, muitos especialistas também dizem que a bola tocou no chão antes de Harris fazer a recepção. Em ambos os casos, os árbitros deveriam marcar passe incompleto e o touchdown não seria válido. No entanto, ninguém consegue ter certeza que Fuqua tocou na bola, ou se a mesma tocou no chão. O triunfo dos Steelers, eventualmente, levaria o time ao primeiro Super Bowl da franquia e ao início de uma dinastia dos anos 70.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo