Flamengo

Perto da estreia, Bruno Viana oferece esperança pela volta da segurança ao sistema defensivo do Flamengo

Bruno Viana (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Marcelo Cortes/Flamengo

POR MATHEUS COSTA

A temporada de 2019 se tornou inesquecível para qualquer torcedor rubro-negro. O time de Jorge Jesus encantou um continente inteiro pelo seu futebol arrebatador. Um dos pilares daquela equipe era a zaga formada por Rodrigo Caio e Pablo Marí, um achado do Flamengo na segunda divisão espanhola que ganhou os corações de torcedores em apenas seis meses. Desde sua saída, a equipe perdeu a solidez, versatilidade e qualidade na saída de bola que o espanhol oferecia. Pouco menos de um ano após sua saída, um novo zagueiro pode oferecer as mesmas valências que Marí oferecia ao Flamengo: Bruno Viana.

Assim como Marí, Bruno Viana chegou ao Flamengo como uma oportunidade de mercado. Brasileiro de 26 anos, o atleta revelado pelo Cruzeiro chegou ao clube por empréstimo do Braga (POR) com opção de compra após entrar em atrito com o treinador Carlos Carvalhal. Com a decisão de buscar novos ares, veio ao Rio de Janeiro como uma possível solução aos problemas defensivos que a equipe carioca mostrou durante toda a temporada de 2020.

Na última temporada, o Flamengo trouxe Gustavo Henrique e Léo Pereira como grandes contratações recomendadas por Jorge Jesus para aumentar o poderio defensivo da equipe. Marí saiu no meio do ano, e quando chegou a hora dos dois assumirem a vaga deixada pelo espanhol, não deu certo. Erros constantes, falta de sincronia e insegurança marcaram grande parte da temporada dos dois nomes. Com Rogério Ceni, Gustavo conseguiu recuperar um bom momento na reta final, mas longe daquele zagueiro que encantou no Santos. Já Léo perdeu espaço na briga pela titularidade. Com as lesões de Rodrigo Caio, quem roubou a cena foi William Arão, improvisado na zaga e que solucionou alguns problemas na zaga para a conquista do título brasileiro.

Grande parte dos gols sofridos pelo Flamengo na temporada de 2020-21 foi em decorrência de cruzamentos, explorando a maior fraqueza da equipe que é o jogo aéreo. Mesmo com a improvisação bem sucedida de Arão na zaga, Rogério Ceni ganhou em saída de bola, mas perdeu ainda mais na disputa aérea. Observado pela equipe de análise de dados do clube, Bruno Viana pode ser a solução para os maiores problemas defensivos de uma vez só.

Em quatro temporadas pela equipe do Braga, Bruno Viana mostrou muitas qualidades que podem trazer ao Flamengo uma estabilidade. O brasileiro sempre se destacou pela bola aérea pela quantidade de duelos vencidos em dividdas pelo alto. Além disso, Bruno também teve bons momentos na cobertura defensiva, mostrando em muitos duelos boa noção de posicionamento em bolas enfiadas pelos adversários no corredor.

Dois pontos que Bruno oferece aos treinador Rogério Ceni é uma versatilidade tática que impressionou na Europa. Mesmo que seja acostumado a jogar pelo lado direito, o zagueiro atuou também pelo lado esquerdo e até centralizado num esquema com três zagueiros, mostrando segurança e facilidade para se adaptar em diferentes funções.

Caso tudo ocorra como esperado, Bruno Viana é esperado para iniciar a partida contra o Resende, nesta sexta-feira (19), pelo Campeonato Carioca ao lado de Léo Pereira. Em sua estreia, mesmo sem muita expectativa midiática, o zagueiro de 26 pode se tornar uma grata surpresa caso repita as atuações das terras lusitanas, assim com o então desconhecido Pablo Marí foi.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo