Athletico

Petraglia, presidente do Athletico, elogia Superliga europeia e vê como exemplo para a América do Sul

Foto: Divulgação/Athletico

Um dos principais assuntos no mundo do futebol, foi a criação da Superliga da Europa, que foi anunciada no último domingo (18), uma competição criada por cerca de 15 grandes clubes da Europa e que será disputada e organizada sem a presença das federações como a UEFA e a FIFA. Após o assunto repercutir no mundo todo, o Site UmDois Esportes entrevistou o presidente deliberativo e CEO do Athletico, Mário Celso Petraglia.

Segundo a reportagem, Petraglia afirmou torcer para a Superliga europeia, além de criticar o domínio exclusivo da Fifa sobre a gestão do futebol e afirmar que a medida poderia também ser aplicada na América do Sul.

– O establishment precisa ser contestado. A estrutura de poder e domínio da Fifa de proteção somente aos seus interesses está esgotada. A crise só atingiu os clubes e não suas instituições representativas. Felizmente o movimento de independência surge no continente europeu, precisamos e torcemos para que a América siga o exemplo e tenhamos a mesma determinação.

Vale lembrar que Petraglia é um dos gestores do futebol de opiniões polêmicas no Brasil, há mais de 25 anos na frente do Athletico, o gestor compra brigas pelos baixos valores pagos pelos direitos de transmissões de partidas pelas emissores de televisões, além de ter participado, em 2016, diretamente da criação da Primeira Liga, torneio independente que teve a presença de clubes da região Sul, do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Ainda criticando as federações na reportagem, Petraglia afirma que os clubes são os grandes protagonistas do futebol, e têm o direito de tomar decisões sobre as estruturas do futebol.

– Os clubes são os responsáveis e a base da indústria do entretenimento do esporte futebol, o mais visto no mundo, entretanto são totalmente usados e explorados e servem somente para alimentar esta estrutura velha e ultrapassada do sistema atual.

A Superliga recebeu duras críticas e possíveis punições para os clubes e atletas se tivesse o prosseguimento. A entidade será presidida por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e terá a presença de 15 clubes, 12 deles já escolhidos. São eles: AC Milan, Arsenal FC, Atlético de Madrid, Chelsea FC, FC Barcelona, FC Internazionale Milano, Juventus FC, Liverpool FC, Manchester City, Manchester United, Real Madrid CF e Tottenham Hotspur. Além de prever a entrada de mais três clubes para a gestão inaugural.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo