Mais Esportes

Petrúcio Ferreira e Evelyn Oliveira serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura das Paralímpiadas

Petrúcio Ferreira e Evelyn Oliveira serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura das Paralímpiadas
cpb/ Divulgação

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta segunda-feira quem serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura das Paralímpiadas de Tóquio. No dia 24 de agosto, a bandeira brasileira vai entrar no Estádio Olímpico de Tóquio nas mãos Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha.

Além deles, o CPB informou que também participarão do desfile pela delegação brasileira a técnica da classe BC4 da bocha e staff da atleta Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico da entidade, Alberto Martins.

Será a primeira vez que uma dupla levará a bandeira do país em uma cerimônia de abertura das Paralimpíadas. Os dois estrearam na edição dos Jogos do Rio 2016 e foram medalhistas de ouro.

Petrúcio sofreu um acidente em uma máquina de moer capim quando tinha dois anos e perdeu parte do braço esquerdo. Atualmente ele é velocista da classe T47 (para amputados de braço) e acumulou conquistas como dois ouros no Parapan de Toronto 2015 nos 100m e nos 200m. Nos Jogos Paralímpicos, no Rio 2016, fez sua estreia e sagrou-se campeão nos 100m e prata nos 400m e no revezamento 4x100m. 

– Na minha segunda edição de Jogos e já ter essa honra. Fica difícil descrever do tamanho da alegria, representar toda uma nação, todos os atletas, e todo o Movimento Paralímpico e para as pessoas com deficiência. Seria ainda mais legal se tivesse público [no estádio], mas é um privilégio só estar lá com a bandeira do nosso país, fico sem palavras”, afirmou Petrúcio.

Atleta da bocha, Evelyn Oliveira foi medalha de ouro nos pares na Copa América 2015, em Montreal, e o ouro no individual e nos pares nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. No Rio 2016, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de ouro nas duplas mistas na classe BC3, ao lado de Evani Soares e Antonio Leme.

– Para mim, uma honra muito grande poder representar todos os atletas. Estava no jantar quando fui chamada para receber o convite. Na hora, até pensei que tinha cometido algum erro. Não esperava participar sequer da abertura dos Jogos”, completou a atleta da classe BC3 da bocha.

+Jogos Paralímpicos serão realizados realizada sem espectadores 

++Jogos Paralímpicos: atleta georgiano é preso por agredir segurança no Japão

Em Tóquio, a delegação paralímpica brasileira possui 260 atletas – incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro-.  Sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo