Mais Esportes

Peu e Renan falam sobre ansiedade para as semis: ‘É uma bola por vez’

Peu e Renan - Itapetininga
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira(7), começam as semifinais da Superliga masculina 20/21 que contam com Fiat/Minas, Vôlei UM Itapetininga, Vôlei Renata e EMS Taubaté Funvic na reta final do campeonato. Devido ao cenário atual, as partidas serão realizadas em formato de bolha no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema. Os confrontos serão entre Fiat/Minas e Vôlei UM Itapetininga e Vôlei Renata contra EMS Taubaté Funvic. Sobre o jogo que ocorrerá amanhã(7), às 16h30, o técnico Peu e o oposto Renan, do Itapetininga, revelaram suas expectativas. Confira:

CONFRONTO COM O MINAS

Na Superliga 20/21, o Itapetininga ainda não venceu o Minas. Foram dois jogos, um vencido por 3×1 no turno e uma virada sofrida no returno onde os paulistas ganhavam por 2×0, mas perderam no tie-break. O duelo de gigantes entre o time que tem o maior pontuador, passou de oitavo colocado para vencedor de dois confrontos frente ao primeiro colocado e a equipe que perdeu apenas cinco jogos na competição, que tem a melhor recepção e o melhor sacador vai ser eletrizante.

-Tivemos duas semanas para nos recuperarmos, descansar do gás desses últimos três meses. Dois jogos toda semana, viagem. Foi muito bom para a gente corrigir os últimos detalhes que vínhamos errando, melhorar o que estávamos acertando. Com certeza a gente está entrando nesses jogos em busca da final. A gente teve nossa fase boa, nossa fase ruim, mas que bom que a boa veio na hora certa. Eu procuro passar calma aos meninos mais jovens, para não desesperar se a gente estiver perdendo o jogo. É continuar pensando, pensando na próxima bola, pensando na tática. Não pode perder a cabeça, nem nos priores momentos, o que conseguimos fazer bem no terceiro set contra o Cruzeiro. É mostrar o nosso voleibol amanhã, o que a gente sabe fazer- apontou o oposto.

-Duas semanas treinando em função do Minas, certeza que teremos um rendimento muito bom. A gente conseguiu sacar bem contra o Cruzeiro, mas provavelmente vamos ter que sacar melhor ainda, mas eu vejo que vamos ter que nos preparar muito para enfrentar o William na questão do passe qualificado, da recepção boa. A gente espera poder repetir ou até melhorar contra o Fiat/Minas. Eu vejo o Minas mais forte que o Cruzeiro, eles tem a melhor linha de passe da Superliga. Vamos ser agressivos no saque, mas talvez não tenha o mesmo estrago. A disciplina do nosso sistema defensivo vai ser mais importante do que foi contra o Cruzeiro, porque acho que as oportunidades vão aparecer em menor número, então quando aparecer a gente precisa aproveitar muito bem. Do mesmo jeito que o Nery está estudando para parar o Renan, a gente está estudando para para Escobar- destacou o técnico Peu.

CAMINHO ATÉ AS SEMIS

Com apenas oito vitórias frente a 14 derrotas, o Vôlei UM Itapetininga conseguiu se classificar na oitava posição da Superliga masculina 20/21 para os playoffs. Pelo chaveamento foram obrigados a jogar contra os primeiros colocados da competição e multicampeões do Sada/Cruzeiro e conquistaram em dois jogos a classificação para a semifinal da Superliga. Quase inacreditável pela campanha irregular apresentada pelo time que sofreu com surtos de covid ao longo da temporada, a classificação às semis veio e o oposto Renan, contratado no meio da temporada pelo Itapê, foi de extrema importância nessa jornada.

-A gente chegou na semifinal pelo caminho mais difícil possível. Acreditávamos bem lá no fundo, mas a gente acreditava ganhar essas quartas deles. A gente sabia que ia ser muito difícil, muito desafiador esses dois jogos e conseguimos fazer um trabalho muito bem feito – revelou Renan.

-Fizemos o campeonato paulista e a Superliga não conseguindo jogar bem contra as equipes ditas as mais fortes e aí a gente abre o ano fazendo um 3×2 com o Minas, uma derrota doída, mas um jogo muito bem jogado. Mesmo com todas as dificuldades, os atletas não estavam abaixando a guarda no trabalho e a gente via que estava dando resultado e isso eu acho que foi muito importante para o time crescer. Isso deu força para a gente acreditar e continuar trabalhando. Ali nas quartas de final nós conseguimos jogar o nosso melhor na hora mais importante. Lógico que queríamos ter feito uma fase de classificação talvez melhor, mas a gente acreditava. Acho que o principal desafio era o time acreditar que podia jogar em um nível que precisava jogar para enfrentar o Cruzeiro. O primeiro jogo ajudou demais isso, porque conseguimos manter um nível muito alto o jogo todo, isso nos deu muita tranquilidade no segundo jogo – avaliou o técnico Peu.

FRUTOS DA CLASSIFICAÇÃO

O time do Itapetininga tem apenas quatro anos de existência, sem grandes investimentos. Por conta disso, não tem o mesmo orçamento de times maiores. Nesse sentido, a classificação para a semifinal da Superliga foi de grande importância para o clube. Mesmo na pandemia, a torcida passa seu carinho e amor pelas redes sociais, mas também ajuda financeiramente a equipe ao comprar os produtos disponíveis.

-Tentamos vender a camisa do líbero a temporada inteira e não conseguimos. Agora para a semifinal a gente conseguiu vender, então estamos conseguindo aproveitar, dar uma boa capitalizada. Principalmente com os empresários ali da região. Não poder estar dentro do ginásio com a torcida para nós em Itapetininga é uma coisa muito ruim. O nosso ginásio, quem foi lá e viu quando tem torcida, é diferente. Essa classificação ajudou muito essa proximidade com a torcida, com a cidade. E a classificação ajudou e está nos ajudando. A gente espera que isso ajude o projeto nas próximas temporadas a crescer e continuar crescendo – destacou Peu.

A primeira partida da semifinal entre Vôlei UM Itapetininga e Fiat/Minas acontecerá amanhã(7), quarta-feira, às 16h30 com transmissão do Sportv2, canal do grupo Globo.

+ Notícias do Vôlei

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo