Basquete

Phoenix Suns chega na final da NBA com time baseado no Draft e experiência de Chris Paul

Foto: Divulgação/Phoenix Suns

Após 28 anos longe de uma final de NBA e uma década sem sequer ir aos playoffs, o Phoenix Suns chega depois de passar por um processo de montagem de elenco com jogadores selecionados no Draft. Um dos casos mais emblemáticos são Devin Booker e Deandre Ayton. Além deles, a experiência de um dos maiores armadores de todos os tempos, Chris Paul, fizeram os Suns renascerem para disputar um título inédito.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Em um momento ruim de sua história e longe da pós-temporada, o Phoenix Suns não apostava em grandes contratações de grandes all-star, mas sim nas escolhas do Draft da NBA. Em 2015, a franquia selecionou Devin Booker como 13ª escolha no geral, vindo da universidade de Kentucky e que logo mostrou a que veio.

Ele se tornou o jogador mais jovem a marcar mais de 60 pontos em uma partida, quando fez 70 diante do Boston Celtics. A ascensão de Booker também o transformou em All-star em 2020 e 2021 e vem sendo uma peça-chave para os Suns chegarem tão longe.

Outra escolha acertada foi Deandre Ayton. O jovem pivô foi a primeira escolha geral de 2018, sendo draftado na frente de nomes como Trae Young e Luka Doncic. Com um game-winner espetacular no jogo 2 contra o Los Angeles Clippers, ele vem sendo dominando o garrafão adversário nessa pós-temporada e defendendo muito bem. Mesmo jovem, Ayton conseguiu se transformar em um dos principais jogadores do Phoenix Suns.

A combinação da juventude e experiência levou o Phoenix Suns a final da NBA / Foto: Divulgação (NBA)

+Análise: Chris Paul chega com moral em sua primeira decisão da NBA

Mesmo com bons jovens jogadores que já davam frutos no presente, o Phoenix Suns precisava de um experiente jogador para poder liderar essa equipe, então o time foi atrás de Chris Paul, um dos melhores armadores da NBA e grande líder.

Após dez anos sem chegar aos playoffs e tendo ficado com a pior posição da liga em 2018, a junção da juventude e da experiência deu resultado. Os Suns tiveram a melhor campanha da NBA, não só voltaram a pós-temporada como chegaram na final da NBA após 28 anos ausente, e vão em busca de um título inédito.

Phoenix Suns e Milwaukee Bucks se encontram a primeira partida da final da NBA, na terça-feira (6), no Talking Stick Resort, no deserto do Arizona a partir das 22h (de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo