Olimpíadas

Pia avalia as últimas partidas da Seleção e fala sobre a preparação para enfrentar o Canadá

Pia Sundhage fala sobre retrospecto e desempenho da seleção
Foto: Sam Robles/CBF

Sempre bem humorada e com um sorriso no rosto, a treinadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Pia Sundhage, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (29). Às vésperas de uma de suas partidas mais importantes no comando da equipe, a treinadora comentou a importância do manter sempre o bom humor, independente dos resultados, para garantir uma boa atmosfera.

+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio

— É importante manter um sorriso contagiante, por isso vocês sempre me veem sorrindo, afinal estamos nas quartas de final e temos grandes chances de avançar, embora nós não saibamos o dia de amanhã. Eu realmente acredito em olhar a situação, e mesmo que eu não ache que nós jogamos bem contra a Zâmbia, de certa forma nós jogamos sim. Nós criamos boas chances, nós marcamos um gol importante, então para mim, é muito sobre a jornada, e ela tem que valer a pena. Então, quando a gente entrar em campo amanhã, eu realmente espero que a gente consiga entram em campo como um bom time, unido, e que possamos fazer um bom jogo, pois trabalhamos muito para isso e tentamos sempre colocar toda essa nossa energia ali, fazer o que treinamos e marcar gols — disse a treinadora Pia Sundhage.

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

A sueca falou também sobre o desempenho do Brasil na modalidade durante as Olimpíadas de Tóquio 2020. Para Pia, mesmo com muitos talentos individuais, o ponto forte das brasileiras está no jogo coletivo.

— Olhar para os melhores momentos do Brasil é falar do trabalho de compactação de linhas da equipe, e isso vale tanto para a defesa quanto para o ataque. Nós tivemos situações em que a habilidade individual se sobressaiu, como por exemplo o jogo defensivo da Rafa (Rafaelle, zagueira brasileira) e obviamente alguns lances de ataque. Mas quando nós estamos na mesma sintonia e conseguimos compactar as linhas, então nós estamos bem. Em contra ponto, quando deixamos muito espaço e não estamos preparadas para os lances que executamos, então não jogamos muito bem. Por isso, quando temos nossa conversa pré-jogo nós reforçamos o que fazemos de melhor, mantemos essa ideia e repetimos isso — comentou Pia.

LEIA MAIS:

+Goleira Bárbara, da seleção feminina de futebol, se envolve em discussão com atleta paralímpica

+Pia Sundhage comenta a briga da goleira Bárbara e fala sobre a importância de lidar com os obstáculos: “é sobre construir uma boa atmosfera”

+Simone Biles e saúde mental: especialista fala sobre importância do trabalho psicológico com atletas de alto rendimento

Por fim, a treinadora comentou sobre o passado recente do duelo entre Brasil e Canadá, e ressaltou a importância da união do elenco para um bom desempenho na partida. Pia concluiu falando da qualidade brasileira na bola parada, e a expectativa de gols em lances desse tipo.

— O Canadá tem um excelente time, e eu espero que possamos fazer um bom jogo, e para isso teremos que fazer o nosso melhor quando falamos de defesa. Olhe a Sinclair, uma jogadora experiente, inteligente, e nós realmente precisaremos fazer com que ela não se sobressaia no jogo. Mas obviamente ela não joga sozinha, há todo um time, muito veloz e com excelentes jogadoras, e uma defesa muito dura. Elas têm um padrão de jogo, e nós precisamos encontrar esse padrão para pensar as jogadas. Nós já marcamos gols contra elas, e acho que está na hora de marcar em jogadas de escanteio, porque nós fizemos um bom trabalho com isso anteriormente e torcemos para que, quando tivermos um escanteio, nós possamos fazer o gol — concluiu Pia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo