Olimpíadas

Pia Sundhage comenta briga da goleira Bárbara e frisa a importância de lidar com obstáculos: ‘É sobre construir uma boa atmosfera’

Pia comenta polêmica envolvendo a goleira bárbara
Foto: Sam Robles/CBF

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (29), às vésperas da disputa pela vaga nas semifinais das Olimpíadas, a treinadora Pia Sundhage falou sobre a importância de se construir um bom ambiente na preparação da equipe para os jogos, especialmente em momentos tão cruciais como o que vive a Seleção Brasileira Feminina. Com os protocolos de isolamento em função da pandemia de Covid-19, os tradicionais momentos de confraternização entre diferentes equipes e atletas não terão espaço nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e para Pia, isso apenas reforça a necessidade de se criar e preservar a boa energia.

+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio

— Essa edição das Olimpíadas tem sido difícil, obviamente pelos protocolos. Nós ficamos no hotel, não podemos sair, e nós tivemos alguns bons treinamentos, então neste momento eu acredito que é sobre construir uma boa atmosfera, e nisso, quando o assunto é a Seleção Brasileira, elas fazem muito bem, e é contagiante. A música é contagiante e você se sente confiante só de estar juntas, e não importa de onde isso vem, mas é isso que faz em grupo. Se nós precisamos ter esse sentimento de que podemos fazer qualquer coisa juntas, especialmente nas quartas de final — disse a treinadora.

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

Pia falou ainda sobre a importância de um bom resultado no jogo contra o Canadá, válido pelas quartas de final, especialmente em um momento em que o futebol feminino começa a conquistar o seu espaço no Brasil: “se nós voltarmos para o Brasil com uma medalha as pessoas nos ouvirão”.

— Se você marcar um gol cedo, se você não marcar gols, não importa, precisamos lidar com a situação, é agora ou nunca. E eu acredito que temos feito um bom trabalho, acredito que faremos um bom jogo, mas quando falamos do futebol feminino no Brasil, nós temos feito um excelente trabalho nesses últimos dois anos, e assim como eu já havia dito anteriormente, se nós voltarmos para o Brasil com uma medalha as pessoas nos ouvirão. Acho que podem nos ouvir mesmo sem uma medalha, mas é muito mais fácil ter atenção quando você vence. Por isso, em muitos aspectos, esse será um jogo muito importante que exige muito que nós joguemos bem e consigamos chegar à semifinal — declarou Pia Sundhage.

LEIA MAIS:

+Goleira Bárbara, da seleção feminina de futebol, se envolve em discussão com atleta paralímpica

+Ane Marcelle estreia no tiro com arco dos Jogos Olímpicos com vitória

+Simone Biles e saúde mental: especialista fala sobre importância do trabalho psicológico com atletas de alto rendimento

Por fim, a treinadora não escapou da polêmica sobre a goleira Bárbara, que se envolveu em uma discussão com uma atleta paralímpica nas redes sociais. Bárbara domina há anos a posição de goleira titular da Seleção Brasileira, e mesmo contestada por muitos torcedores, Pia não abre mão da jogadora. Em sua resposta, a sueca falou sobre a importância de se trabalhar o psicológico dia após dia, especialmente para se manter em um alto nível de rendimento.

— É difícil te dar uma resposta honesta, pelo psicológico ser uma coisa que a gente trabalha dia a dia, e também acho muito difícil falar sobre redes sociais. Eu não sou boa com as redes, e por isso nós temos um time por trás da nossa equipe, para recebermos orientações sobre o que dizer e o que pensar para preparar o elenco. No final das contas, nós estamos nas quartas de final de uma olimpíada, e nós temos todos os tipos diferentes de obstáculos, e eu acredito que você lida com eles porque você realmente quer jogar uma partida completa. Então o meu trabalho é reunir o time por trás da equipe para ter certeza de que nós estamos falando a coisa certa, fazendo a coisa certa, e de que nós estamos preparadas para jogar. Por isso, na conversa que teremos no treinamento em alguns minutos, será tudo sobre o jogo e como podemos vencer o Canadá, acreditando que podemos chegar na semifinal — finalizou a treinadora Pia Sundhage.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo