Seleção Brasileira

Pia fala de Marta e da torcida na Austrália: “eu me senti como uma brasileira”

Pia em entrevista coletiva
Foto: Thais Magalhães/CBF

Na manhã desta terça-feira (09), a treinadora sueca da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Pia Sundhage, veio a público para divulgar a lista de atletas convocadas para a última Data FIFA de 2021, na qual acontecerá o Torneio Internacional de Futebol Feminino, sediado em Manaus. Questionada sobre a permanência de Marta na convocação, mesmo em meio a um momento tido como de renovação do elenco, Pia falou sobre a dedicação e o empenho da atleta que já foi seis vezes melhor do mundo.

— Ao conversar com a Marta e ver ela nos treinos eu percebo que ela só quer melhorar, e essa gana dela é a razão pela qual ela continua na Seleção. Ela continua jogando muito bem e eu acho que ela é a chave, ela traz o melhor das outras jogadoras jogando, dando o melhor de si. […] Eu fico muito feliz dela ainda jogar e jogar em alto nível — disse Pia.

QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL FEMININO? ENTÃO SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK. E NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

A coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas, Duda Luizelli, também aproveitou o momento para falar sobre a volta de Formiga à lista de convocadas, que fará sua última partida pela amarelinha nesta janela de jogos.

— Nós vamos fazer nesse primeiro jogo, contra a Índia, a despedida (da Formiga). Eu não tenho dúvidas que uma das maiores jogadoras de futebol feminino que o Brasil já teve. Não tenho dúvida nenhuma de que jogou praticamente todas as grandes competições, e vai ser Manaus que vai ter a oportunidade de estar junto, de vivenciar esse momento. Nós vamos fazer uma grande festa para um dos maiores ícones do futebol feminino brasileiro — declarou Duda Luizelli. 

Pia comentou ainda sobre o trabalho construído em conjunto com as seleções de base e a relevância de um trabalho contínuo e bem estruturado: “Para vencer uma Copa do Mundo ou uma medalha de ouro nas Olimpíadas o processo não é uma corrida de cem metros rasos, e sim uma maratona que a gente está correndo. Então a gente deve melhorar um pouquinho cotidianamente”.

— A pergunta é excelente no que se refere a trabalhar em conjunto, porque quando eu falo de trabalhar em conjunto eu falo de trabalhar com a CBF, com o Sub-23, com o Sub-20 e também com a Seleção Principal, porque no fim do dia a gente só quer maximizar o potencial de todas. No caso do Jonas (Urias, treinador da Seleção Feminina de Base), toda vez que conversamos sobre cruzamentos, defesa, bola alta, fazer a leitura do jogo, eu confio 100% nele. E se ele está fazendo um bom trabalho, e ele está fazendo um bom trabalho agora,  essa é a razão para que a Bruninha e a Lauren sejam convocadas, e a melhor parte disso tudo é que se eu falo com essas duas jogadoras elas falam “bom, é quase como se fosse no Sub-23”, então trabalhando com essa ideia, como se fosse um treino, facilita tudo para o desempenho da jogadora. […] O preparo é o cerne da questão, e ele acontece graças ao sub-20, ao Jonas e à sua Seleção — disse Pia Sundhage.   

Leia mais:

+Formiga fará sua despedida da Seleção Brasileira

+Pia convoca Seleção para o Torneio Internacional de Futebol Feminino

+Eleita melhor em campo na estreia da Libertadores Feminina, Erika elogia jogo coletivo do Corinthians: ‘Todo mundo batalhou’

+Corinthians domina San Lorenzo e estreia com vitória tranquila na Libertadores Feminina

Por fim, questionada sobre a importância da presença do público nos estádios, Pia encheu a torcida brasileira de elogios, afirmando que o contato com o público “é mais um ponto de virada” do time:

— Ter uma multidão na arquibancada é algo mágico, principalmente nos dias de hoje. Lá na Austrália, aquele cantinho das arquibancadas tinha tantos brasileiros que eu me senti como uma brasileira. Todo mundo estava dando um apoio absurdo para todas nós, e acho que todo mundo estava curtindo muito, e isso é algo grande, é mais um ponto de virada. Nós teremos três jogos com torcida, e não importa o tamanho da multidão, mas sim dar um show para a plateia, e eu acho que eles vão aproveitar isso, o que é algo de grande importância para nós — finalizou a treinadora sueca Pia Sundhage.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo