Nesta sexta-feira (7), a Alpine oficializou quem será a dupla de Esteban Ocon para 2023, se trata de Pierre Gasly. O francês deixa a AlphaTauri, que agora terá De Vries e Tsunoda, e se junta a equipe francesa para a próxima temporada, a chegada de Pierre foi dada como certa na tarde desta sexta pelo jornalista Fabrizio Romano e agora está concretizada.
+ Pierre Gasly deve ser anunciado como o novo piloto da Alpine para 2023
“Estou muito feliz por me juntar à família Alpine e começar este novo capítulo na minha carreira na Fórmula 1”, disse Gasly, ex-vencedor do Grande Prêmio. “Dirigir para uma equipe que tem raízes francesas é algo muito especial. Conheço os pontos fortes da Alpine que competiu contra eles nos últimos dois anos e, claramente, seu progresso e ambição são muito impressionantes.
“Gostaria de agradecer à Red Bull, pois isso marca o fim de nossa jornada de nove anos juntos. É graças à confiança e apoio deles que me tornei piloto de Fórmula 1, e o que conquistamos com a Scuderia AlphaTauri nos últimos anos foi muito especial.
“Olhando para o futuro, quero dar o máximo e utilizar toda a minha experiência para lutar por pódios e, finalmente, contribuir para a luta da Alpine por campeonatos no futuro.”
Gasly estreou na Fórmula 1 em 2017, depois de fazer uma ótima campanha na Super Fórmula, com duas vitórias, e ser campeão na GP2 Series, onde ele foi campeão da categoria com quatro vitórias no geral.
Pierre estreou na F1 no meio da temporada de 2017 pela Toro Rosso, equipe de testes da Red Bull, seu primeiro GP foi o da Malásia, nesta ocasião ele terminou na 14ª posição. No geral, na sua primeira temporada ele disputou apenas cinco corridas.
Em 2018, na sua primeira temporada completa o francês fez uma boa temporada e começou a chamar atenção da Red Bull, o melhor resultado de Gasly no seu segundo ano foi um quarto lugar no GP do Bahrain. No Mundial de Pilotos, o piloto da Toro Rosso terminou na 15ª posição com 29 pontos, ele ficou a frente de Brendon Hartley, seu parceiro de equipe.
Na sua quarta temporada, Gasly agora pilotava pela AlphaTauri, nova Toro Rosso, e realmente elevou o patamar. O francês terminou nos pontos em 10 das 17 corridas possíveis e em uma dessas oportunidades dentro da zona de pontuação, Pierre venceu uma corrida. Sua primeira vitória na Fórmula 1 foi no GP de Monza. Com esse triunfo e vários outros bons resultados, o piloto da AlphaTauri terminou na 10ª posição.
Na atual temporada, Gasly tem sofrido para se adaptar ao novo e ocupa apenas a 13ª posição do Mundial de Pilotos com 23 pontos, seu melhor resultado foi o quinto lugar no GP do Azerbaijão. Porém, mesmo com um desempenho abaixo da média, Gasly foi contratado como novo piloto da Alpine para 2023.