Automobilismo

Pietro Fittipaldi tem vaga na Haas ameaçada por dois ex-pilotos da F1

Foto: Divulgação/Pietro Fittipaldi

Após ser anunciado o desligamento de Nikita Mazepin da Haas na F1 por causa da invasão russa à Ucrânia, o brasileiro Pietro Fittipaldi que é o atual piloto reserva da equipe, está sendo considerado como o principal candidato a vaga, segundo o chefe da escuderia Gunther Steiner. Porém Gene Haas, dono da equipe, disse que quer pilotos mais experientes para o assento. Outros nomes que surgiram recentemente nos bastidores são: Kevin Magnussen, ex-piloto da Haas entre 2017 e 2020 e o Nico Hulkenberg, ex-Renault entre 2017 e 2019.

+ Fórmula 1 fecha novo acordo com Imola até 2025

A dupla não se junta apenas a Pietro pela disputa da vaga, outro candidato a vaga é Antonio Giovinazzi, o italiano está atualmente pilotando na Fórmula E pela Dragon Racing, mas também foi piloto da Alfa Romeo entre 2019 e 2021.

– Estamos analisando vários candidatos, vendo quem está disponível e com o que temos que lidar. Certamente gostaríamos de alguém com um pouco mais de experiência de verdade – comentou Gene Haas.

Trajetória de Magnussen

O dinamarquês que saiu da F1 em 2020 após seu contrato com a Haas chegar ao fim, alcançou ao lado do franco-suíço Romain Grosjean o melhor resultado até o momento da equipe no Campeonato de Construtores, um quinto lugar na tabela em 2018.

Magnussen pode estar de volta a sua ex-equipe – Foto: Divulgação

Em 119 corridas disputadas entre 2014 e 2020, Magnussen alcançou um pódio com um segundo lugar no GP da Austrália em sua primeira temporada na categoria, pela McLaren.

Após sair da Fórmula 1, o dinamarquês teve passagem por outros campeonatos, como a IMSA, categoria de endurance dos Estados Unidos na qual ganhou uma prova ano passado, o Mundial de Endurance (WEC) e chegou a participar de uma corrida na Fórmula Indy também em 2021, substituindo Felix Rosenqvist.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Porém mesmo com a chance de retorno a categoria, Magnussen já havia dito no início do mês passado que não aceitaria a oferta de voltar à Fórmula 1 por uma equipe que não fosse brigar n pelotão da frente. Ele ainda participará de mais três etapas pela IMSA em 2022, duas delas em conflito com o calendário da F1, e ainda está agendado para representar a Peugeot no Mundial de Endurance.

Carreira de Hulkenberg

O alemão teve uma carreira de uma década na Fórmula 1, entre 2010 e 2019. Na temporada 2020, ele voltou para participar dos GPs de Eifel e dos 70 Anos da F1 pela Racing Point (hoje Aston Martin) na vaga de Sergio Pérez, que testou positivo para a Covid-19.

Hulkenberg nos boxes da Renault – Foto: Divulgação

Hulkenberg, porém, não conseguiu atingir uma coisa na sua carreira, terminar em um pódio; ele tem como um dos seus melhores momentos na F1 uma pole position no GP do Brasil de 2010, prova na qual ele terminou na oitava posição. Atualmente, ele é o piloto reserva e testes da Aston Martin.

Curta carreira de Giovinazzi

O italiano disputou três temporada na Fórmula 1, entre 2019 e 2021, todas pela Alfa Romeo. Giovinazzi saiu da categoria com 62 corridas no total e um quinto lugar no GP do Brasil de 2019 como sua posição mais alta em uma prova. Ele terminou o último campeonato na 18ª colocação do Mundial.

Giovinazzi pode estar de volta a F1 – Foto: Divulgação

Trajetória de Pietro no automobilismo

O brasileiro tem passagens pela Stock Car no Brasil e a Fórmula Indy nos Estados Unidos. Neto do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, Pietro é atual piloto da Euro Le Mans Series e também atua como piloto reserva da Haas na F1.

Pietro Fittipaldi nos boxes da Haas – Foto: Divulgação

Na temporada 2020, ele teve sua primeira experiência como piloto de F1 em uma corrida no lugar de Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi, depois que o franco-suíço sofreu um grave acidente na corrida do Bahrein. O melhor resultado do brasileiro foi um 17º na prova de Sakhir.

De acordo com Gene Haas, dono da equipe, a decisão de quem assumirá a vaga deve ser tomada até esta quarta-feira, um dia antes dos testes de pré-temporada no Bahrein, quais Pietro Fittipaldi estará representando a Haas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo