Automobilismo

Pietro Fittipaldi estreia como único brasileiro na ELMS neste fim de semana

Pietro Fittipaldi fará sua estreia na ELMS neste domingo, 17, e será o único brasileiro a competir na categoria nesta temporada.

Foto: Divulgação / Pietro Fittipaldi

Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas na Fórmula 1, fará sua estreia na European Le Mans Series neste fim de semana, com os primeiros treinos nessa sexta-feira, 15. O neto do bicampeão da F1 será o único brasileiro na categoria de resistência que terá a primeira rodada no circuito de Le Castellet, na França.

                 
Pietro Fittipaldi no seu LMP2
(Divulgação / Pietro Fittipaldi)
Pietro Fittipaldi leva marca da Haas também para a ELMS (Divulgação / Pietro Fittipaldi)

Fittipaldi correrá pela InterEuropol Competition, uma equipe polonesa, na classe LMP2. Coincidentemente, a nova equipe do brasileiro na competição utiliza as cores verde e amarela, e portanto, Pietro competirá com as cores do Brasil tanto no carro quanto no macacão. No Oreca 07 número 43, o brasileiro será companheiro de time de David Heinemeier-Hansson e Fabio Scherer.

O piloto brasileiro fez a pré-temporada com a equipe também na França, em Le Castellet, e considerou um passo importante para sua chegada na categoria:

— Foi uma semana importante em que conheci meus companheiros de equipe, os engenheiros, mecânicos e também moldamos o banco do carro. A nossa pré-temporada foi rápida, mas estou me sentindo muito bem no carro e animado para essa prova. […] A equipe tem trabalhado muito bem desde o primeiro teste que fizemos nessa semana aqui na França. Nós treinamos tanto com chuva lá em Val de Vienne quanto no seco aqui em Paul Ricard, então estou bem preparado.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Além de reserva na Fórmula 1 na Haas, Pietro participou nesta temporada na corrida de duplas da Stock Car, com destaque para a corrida 2, quando escalou da 21ª posição até o quinto lugar, quando correu junto de Tony Kanaan. Não será a primeira vez de Fittipaldi em competições europeias, tendo corrido em 2019 na DTM, campeonato de carros de turismo.

A primeira classificação da temporada de Pietro Fittipaldi na ELMS será no dia 16, sábado, a partir das 8h50. Já a primeira corrida é no domingo, às 5h20, horário de Brasília. Uma novidade é que a transmissão das duas sessões será feita no canal dos irmãos Fittipaldi na Twitch.

(Divulgação / Pietro Fittipaldi)
Fittipaldi será único brasileiro na competição e correrá com as cores do Brasil (Divulgação / Pietro Fittipaldi)

O que significa ‘LMP2’?

Os campeonatos de resistência, com corridas de 4h, 6h, ou mais de duração, normalmente comportam diferentes categorias de carros. No caso da ELMS, são três: a LMP2, a LMP3, e a GTE, em ordem de melhores carros.

As classes com ‘LMP’ significam que são carros ‘Protótipos de Le Mans’. São carros feitos especificamente para esse tipo de competição, e também são divididos em ‘classes’, com os LMP1 sendo os mais rápidos, e os LMP3 os mais lentos, com algumas especificações diferentes, como peso ou potência máxima.

Os LMGTE são os carros criados sobre veículos que são comercializados, assim, são os ‘carros de turismo’, feitos para esse tipo de competição. No caso da ELMS, essa categoria também é dividida em duas classes: os GTE AM, e os GTE PRO. E essa nomeação é bem clara, a classe ‘AM’ é reservada para pilotos amadores, como o ator Michael Fassbender, por exemplo, que compete pela Proton Competition.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo