Carlos Sainz encerrou oficialmente o vínculo com a Ferrari ao fim da temporada 2024 da Fórmula 1, mas o espanhol parece não ter deixado totalmente o “mundo vermelho” para trás.
Agora piloto da Williams, o madrilenho de 30 anos revelou que continua fortemente ligado à marca italiana, mas de um jeito diferente: como colecionador e investidor.
Sainz afirmou que passou a aplicar parte da fortuna que ganhou na compra de automóveis da Ferrari e, atualmente, possui quatro modelos de luxo em sua garagem.
Curiosamente, o fascínio por carros esportivos não foi imediato. Mesmo vivendo do automobilismo, Sainz sempre teve um estilo de vida mais discreto fora das pistas.
Durante anos, era conhecido por dirigir um Volkswagen Golf GTi, presente que ganhou dos pais ao completar 18 anos. “Nunca fui muito fã de carros de rua”, confessou. No entanto, sua visão mudou recentemente, e o que começou como curiosidade virou uma estratégia de investimento milionária.
A transformação começou em 2023, quando o piloto recebeu conselhos de especialistas financeiros e decidiu diversificar seus ativos.
A primeira aquisição foi uma Ferrari 812 Competizione, um modelo limitado com motor V12 de 830 cavalos e preço que ultrapassa os R$5 milhões.
Desde então, a coleção cresceu: hoje ele também é dono de uma Purosangue, uma Daytona SP3 e uma SF90 XX, reunindo o que há de mais sofisticado e potente no catálogo da montadora italiana.
Mas Sainz não pretende parar por aí. O piloto revelou que já tem planos para expandir a coleção e que o próximo modelo deve chegar à sua garagem até meados de 2027: a aguardada Ferrari F80, um hipercarro híbrido de produção limitada avaliado em cerca de R$22 milhões.
“Tenho quatro Ferraris e o quinto chega em um ano ou um ano e meio”, disse o espanhol em entrevista à rádio COPE, da Espanha. “Sinceramente, não sou muito fã de carros de rua, mas me disseram que era um ótimo investimento, especialmente nas edições limitadas. Pensei: em vez de deixar o dinheiro parado no banco, prefiro investir em algo que pode valorizar.”
Mesmo com quatro supermáquinas na garagem, apenas uma delas é usada regularmente. Morando em Madrid, Sainz explicou que o único carro que sai às ruas é a Ferrari Purosangue, o primeiro SUV da marca italiana, equipado com motor V12 de 725 cavalos e interior de luxo. “É o meu carro do dia a dia. Tem porta-malas, bancos traseiros confortáveis e é muito prático. As outras Ferraris são apenas de coleção”, contou.
A nova fase de Carlos Sainz reflete uma tendência cada vez mais comum entre atletas e celebridades que buscam unir paixão e investimento. O mercado de carros de luxo, especialmente os modelos de edição limitada da Ferrari, tem registrado valorização expressiva nos últimos anos, atraindo milionários e colecionadores do mundo todo.
Enquanto tenta recolocar a Williams entre as principais forças da Fórmula 1, Sainz também acelera fora das pistas. Dessa vez, não em busca de pódios, mas de bons negócios. E, pelo visto, a relação do espanhol com a Ferrari ainda vai render muitas voltas.
Carlos Sainz, de 30 anos, é piloto de Fórmula 1 desde 2015. Filho do bicampeão mundial de rali Carlos Sainz, o espanhol iniciou a trajetória na categoria pela Toro Rosso e passou por equipes como Renault e McLaren, antes de chegar à Ferrari, em 2021.
Ao longo da carreira, Sainz conquistou quatro vitórias, 28 pódios e seis pole positions. Conhecido pela consistência e pela capacidade técnica, o piloto é considerado um dos nomes mais equilibrados do grid atual e figura constante entre os dez melhores do campeonato.