Futebol Internacional

Polêmica da Superliga, disputas nos campeonatos nacionais e boa fase: como chegam os times para as semifinais da Champions League

Champions
Foto: Uefa/POOL via Imago Images

Em meio à toda a polêmica gerada pela criação da Superliga durante a última semana, incluindo a derrocada da mesma, Real Madrid, Chelsea, Manchester e Paris Saint-Germain (que não participou da Superliga) se preparam para a disputa das semifinais da Uefa Champions League. Os jogos de ida irão ocorrer nos próximos dias 27 e 28 de abril. As partidas de volta estão marcadas para a semana seguinte, nos dias 4 e 5 de maio.

Por conta de tudo que envolveu a Superliga, vale ressaltar o posicionamento rígido da Uefa sobre a postura dos clubes envolvidos na polêmica. No entanto, as partidas entre Real Madrid x Chelsea e PSG x Manchester City estão mantidas. Confira no Esporte News Mundo como chegam os times para a disputa das semifinais da Champions League.

REAL MADRID

(Foto: Meng Dingbo via Imago Images)

“Pai-fundador” da Superliga Europeia, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, deu declarações duras ao logo da semana em relação à Uefa e aos clubes que abandonaram o projeto. O mandatário merengue reafirmou o desejo de realizar o campeonato, apesar da declaração do presidente da federação europeia, Aleksander Ceferín, de banir os que ainda permanecerem na Superliga.

Sobre bola em campo, o Real Madrid chega à uma semifinal de Champions pela primeira vez após duas temporadas de ausência na fase mais aguda do torneio. Após eliminar o Liverpool nas quartas de final, o time de Zinedine Zidane está disputando ponto a ponto o título do Campeonato Espanhol com os rivais Atlético de Madrid e Barcelona. Porém, no último fim de semana, tropeçou em casa contra o Real Bétis, mas o time Colchonero foi derrotado na rodada, deixando a disputa ainda mais aberta.

O Real Madrid não deve contar com seu capitão Sergio Ramos, que ainda segue lesionado, para o duelo desta terça-feira contra o Chelsea. O camisa quatro deverá retornar no jogo da volta. O técnico Zidane ressaltou que, mesmo após um começo ruim, o time madrilenho está vivo nas duas frentes que disputa, na Espanha e na Europa: “Estamos todos a puxar para o mesmo lado e esta equipe faz sempre isso e quer sempre mais. Ainda não vencemos nada, mas estamos vivos na Europa e na Liga”, afirmou Zidane.

CHELSEA

Porto Chelsea
(Foto: Adam Escada via Imago Images)

Adversário do Real, o Chelsea chega à uma semifinal de Champions pela primeira vez desde 2014. Assim como seu oponente, o time londrino começou a temporada de forma irregular, ainda sob o comando do técnico Frank Lampard. Após a demissão do mesmo, a chegada do treinador Thomas Tuchel deu outra cara ao Chelsea. Comandados pelo alemão, os Blues entraram na disputa pelo G4 do Inglês e avançaram até as semis da Champions, além de uma impressionante marca de 10 jogos invicto em jogos fora de casa, válidos por todas as competições.

O Chelsea fez contratações de peso para a temporada 2020/21. Dentre as mais badaladas, estão os alemães Kai Havertz e Timo Werner, destaques da última Bundesliga, além do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que ajudou a dar consistência ao sistema defensivo do time londrino, que vinha sofrendo excesso de gols nas temporadas anteriores.

Com a crescente em 2021, os jogadores do Chelsea vem demostrando confiança e bom futebol. Um dos nomes mais importantes do time de Tuchel, o meia norte-americano, Christian Pulisic, comentou sobre o momento que vive a equipe: “”Há muita confiança – temos uma excelente equipe, um grupo muito confiante. Vamos fazer tudo para tentar vencer”, disse Pulisic.

PARIS SAINT-GERMAIN

Foto: Divulgação/PSG

Uma das poucas potências do futebol europeu a não participar da polêmica da Superliga, o PSG chega à mais uma semifinal de Champions. O time francês é o atual vice-campeão da Europa; foi derrotado pelo Bayern de Munique na decisão de 2020 em Lisboa. Mas o time de Neymar e Mbappé deu o troco nas quartas de final, quando o Paris eliminou o time alemão do torneio.

No Campeonato Francês, o PSG venceu o Metz no fim de semana, mas viu o Lille vencer o Lyon e retomar a liderança do certame. O time de Mauricio Pochettino sofreu uma baixa que pode comprometer no duelo contra o Manchester City: Mbappé saiu lesionado do jogo e ainda é dúvida para o confronto.

Vale lembrar que na temporada 2018/19, o técnico argentino levou o Tottenham até a final da Champions e, no meio do caminho, eliminou o City de Guardiola. Pochettino deseja repetir a dose e levar o Paris à sua segunda decisão europeia da história. Neymar ressaltou o fato do PSG ter eliminado o atual campeão da competição, mas destacou que a equipe deseja mais: “Eliminámos o campeão da Europa, estamos nas semifinais e vamos ter de trabalhar ainda mais”, declarou o brasileiro.

MANCHESTER CITY

City
(Foto: Kieran McManus/BPI/Shutterstock via Imago Images)

Líder absoluto da Premier League, o Manchester City de Pep Guardiola chega à sua segunda semifinal de Champions na história com moral após conquistar mais um título, a Copa da Liga Inglesa, ao bater o Tottenham na decisão do último domingo. Os Citizens, que ainda nunca chegaram à uma final de Champions, eliminaram o Borussia Dortmund na fase anterior e exorcizaram o fantasma das quartas de final; nas últimas três edições o time inglês parou nesta fase.

O City está a 11 pontos à frente do segundo colocado Manchester United no Campeonato Inglês. Era tido, ao lado do Bayern, como um dos grandes favoritos à conquista da Champions. Mas para alcançar a decisão em Istanbul, precisa passar pelo também ‘novo rico’ PSG. Os Sky Blues devem vir para o jogo sem um centroavante de ofício, mas isso já se tornou comum para a equipe. O ataque deve ser formado por Mahrez, Sterling e pelo jovem Phil Foden.

Pep Guardiola ressaltou a falta de tradição do City fora da Inglaterra, mas disse que o clube busca criá-la ao longo do tempo, e que seus jogadores fazem parte dessa história: “Esta é a segunda vez que conseguimos chegar às semifinais, pelo que o nosso clube ainda não tem um grande histórico na competição, mas vamos começar a construí-lo”, afirmou o espanhol.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo