Fluminense

Por unanimidade, Fred é absolvido no STJD por lance contra o Fortaleza

Foto: Buda Mendes/Getty Images

A 5a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), decidiu unanimemente, nesta sexta-feira (29), pela absolvição do atacante Fred, do Fluminense. O jogador respondia por agressão e ato desleal em jogada com Ronald, na partida contra o Fortaleza, válida pela 24a rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 6 de outubro.

O episódio

O lance aconteceu aos 31 minutos do 2o tempo. Com o jogo paralisado pelo árbitro, o meio-campista Ronald, do Fortaleza, aplicou um lençol em Fred. Inflamado, o artilheiro do Flu atingiu o jogador do Leão no pescoço e, em seguida, o puxou pela camisa. Após uma pequena confusão entre os jogadores, que vieram defender seus respectivos companheiros de time, o juiz Paulo Roberto de Alves Júnior deu cartão amarelo ao atacante. Na súmula da partida, Paulo justificou sua ação pelo jogador ter cometido “atitude antidesportiva, levantando pela camisa seu adversário de forma brusca, com o jogo parado”.

+ Fred demonstra apoio para Maurício Souza, demitido do Minas Tênis Clube por comentários homofóbicos

O que disse a acusação

O pedido de punição foi feito pelo procurador Álvaro Cassetari, que utilizou como base os artigos 58 e 65 (permissão para utilizar provas de vídeo em possíveis “infrações graves que tenham escapado à atenção da equipe de arbitragem, ou em caso de notório equívoco na aplicação das decisões disciplinares”) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. De acordo com Álvaro, o atleta teria cometido as infrações de “agressão física” (art. 254-A, parágrafo I do CBJD) e de “ato desleal e hostil” (art. 250 do CBJD).

O que disse a defesa

Rafael Pestanta, advogado do Fluminense, alegou que o lance não se enquadraria como “infração grave” de Fred ou “de notório equívoco”, a ponto de ser julgado pelo STJD. Além disso, a defesa argumentou que tanto o árbitro da partida quanto o auxiliar tiveram clara visão do lance e tomaram as medidas cabíveis no momento do incidente.

O que disse o STJD

O relator do caso, Vanderson Macullo, concordou com a tese apresentada pela defesa. Destacou, ainda, que o árbitro de vídeo (VAR) poderia ter solicitado a revisão do lance ainda em campo, mas não o fez. Os outros membros da comissão julgadora, apesar de reprovarem a atitude, seguiram com o voto do relator pela absolvição do camisa 9. A auditora Alessandra Perez Paiva julgou o caso como um “espetáculo lamentável”, citando o “teatro de quem sofreu a falta”, e ainda comentou do “excesso de testosterona de Fred”.

+ Virada? Fluminense tem baixo poder de reação ao longo de 2021; veja números

Com a não punição do STJD, o centroavante, que está quase totalmente recuperado de lesão no pé, pode estar em campo no próximo jogo do Tricolor, contra o Ceará, no domingo (31), às 16h, na Arena Castelão. O jogo será transmitido pelo canal Premiere e contará com transmissão em tempo real no Esporte News Mundo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo